Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

TJAM lança edital de convocação para eleição dos novos dirigentes da Corte Estadual

TJAM lança edital de convocação para eleição dos novos dirigentes da Corte Estadual

Foto: Raphael Alves/ TJAM

O Diário da Justiça Eletrônico (DJe) de quinta-feira (1º) disponibilizou o Edital nº 10/2018, que convoca a eleição dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Os magistrados interessados e aptos a concorrerem aos cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça da Corte Estadual têm prazo de 15 dias, a contar a primeira publicação do edital, para ingressarem com seus pedidos de inscrição no Setor de Protocolo Administrativo do TJAM.

A expectativa é que a eleição ocorra na segunda quinzena de março – Foto: Raphael Alves/ TJAM

Os eleitos neste pleito irão substituir o atual presidente, desembargador Flávio Pascarelli; o vice-presidente, desembargador Jorge Lins, e o corregedor-geral, desembargador Aristóteles Thury, cujos mandatos de dois anos nesses cargos diretivos terminam em 4 de julho.

O período de quinze dias para a inscrição dos candidatos será de 5 a 19 de fevereiro. Isto porque o prazo começa a ser contado somente no primeiro dia útil após a publicação do edital. Pelos critérios da Lei 11.419/2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, na quinta-feira (1º), o edital foi considerado “disponibilizado”. Sendo considerado “publicado” na edição do DJe desta sexta (dia 2). A contagem do prazo, portanto, começa na segunda-feira (5), primeiro dia útil após a publicação.

Finalizado o período de inscrição, o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, deverá levar ao Pleno a data para realização do pleito que escolherá os novos dirigentes. “Minha expectativa é que possamos realizar a eleição na segunda quinzena de março após, portanto, a escolha dos dois novos desembargadores que irão compor a Corte, preenchendo as vagas que estão abertas pelos critérios de antiguidade e merecimento”, disse Pascarelli.

TRE/AM

Na edição do DJe da última quarta-feira (1), o TJAM publicou, também, os editais para o preenchimento de cinco vagas na composição da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). São duas vagas para membro titular na classe de magistrados/desembargador; uma para membro substituto na classe de magistrado/desembargador; uma de membro efetivo na classe de magistrado/ juiz de direito; e uma para membro efetivo na classe dos advogados. Os candidatos interessados e aptos a concorrer às vagas têm até o dia 16 deste mês para apresentar o requerimento de inscrição ao Setor de Protocolo Administrativo do TJAM.

As duas vagas de membro titular estão sendo abertas em decorrência do término, em 6 de maio de 2018, do primeiro biênio de atuação dos desembargadores Yedo Simões de Oliveira, atual presidente do TRE-AM, e João Abdala Simões, vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral, respectivamente. A vaga de membro substituto, será aberta pelo fim do primeiro biênio do desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, que se dará em 30 de maio.

A vaga para o cargo de membro efetivo para juiz de direito está sendo aberta pelo término do primeiro biênio o juiz Abraham Peixoto Campos Filho, que se dará em 25 de abril. Já a vaga de efetivo para a classe de advogados, decorre do fim do primeiro biênio de atuação do advogado Felipe dos Anjos Thury, em 18 de maio deste ano.