Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

TRE-AM reprova prestação de contas de Saulo Vianna preso por crime eleitoral

Por unanimidade a corte do TRE-AM, considerou que houve divergência na prestação de contas parcial do então candidato

TRE-AM reprova prestação de contas de Saulo Vianna preso por crime eleitoral

Nono deputado mais votado do Amazonas, Saulo Vianna (PPS) - (Foto: Divulgação)

O deputado estadual eleito, Saulo Vianna (PPS), teve a prestação de contas da campanha eleitoral deste ano reprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desaprovação ocorre a menos de sete dias da diplomação.

Por unanimidade a corte do TRE-AM, considerou que houve divergência na prestação de contas parcial do então candidato. As omissões apontaram quatro inconsistências no processo enviado pelo político. Entre as irregularidades estão, a ausência de relatório financeiro, a não contabilização de doações estimadas, o não roteio de despesas com transportes e problemas em doações que fez para outros candidatos.

Nono deputado eleito mais votado no Amazonas, Saulo Vianna (PPS) – (Foto: Divulgação)

Segundo decisão do TRE, as falhas comprometem a transparência durante o período eleitoral e são consideradas infrações graves.

Relator do caso, o desembargador eleitoral Júnior Fernandes, analisou que não há dúvida quanto a violação da ausência de informações na prestação de contas final. Para ele, a ‘soma’ das duas irregularidades viola o artigo 50, parágrafo 6º, da Resolução 23.553 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outro fator que pesou na decisão do desembargador foram os problemas quanto à entrega dos relatórios financeiros referente à cinco doações que juntas somam R$ 175 mil, ou seja, quase 40% das despesas de campanha de Saullo Vianna.

As contas reprovadas não impedem a diplomação dos eleitos nos cargos, já que eles podem recorrer da decisão.