Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Ufam afirma que retorno de segundo semestre será somente em EaD

Em nota oficial, a Ufam explica que está elaborando um calendário especial, com disciplinas que poderão ser realizadas remotamente

Ufam afirma que retorno de segundo semestre será somente em EaD

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) declarou, por meio de nota oficial, que não voltará a oferecer cursos presenciais à comunidade acadêmica em 2020.

Leia mais: UFAM elabora novo calendário acadêmico após plano de biossegurança

Em nota oficial, expedida no site da universidade, a instituição esclarece que as especulações de que uma possível retomada aconteceria em agosto são falsas. A nota informa que foi criado, por meio  da Comissão de Planejamento ao Retorno das atividades Acadêmicas, um calendário especial que oferece disciplinas para serem desenvolvidas remotamente nos meses de outubro, novembro e dezembro.

“Comissão esta ligada à Pró-Reitoria de Graduação, a qual vem trabalhando com as unidades acadêmicas da capital e dos 5 campi da UFAM no interior, na elaboração da proposta pedagógica alinhada ao Plano de Biossegurança,” em outro trecho, a nota completa: “Nesse ínterim, reunimos com o presidente da Comissão de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, professor Dr. Berlamino Albuquerque. O que nos conduziu a propor uma minuta de regulamentação ao ensino remorto na UFAM”, explica a universidade.

A minuta ainda está sendo elaborada e a intenção é que seja colocada em votação, ao Conselho Superior da UFAM, neste mês. No documento que elabora o calendário especial está sendo considerado os seguintes princípios: adesão facultativa para professores e alunos e garantia dos direitos de aprendizagem, ou seja, os alunos que optarem por não desenvolver atividades remotas poderão desenvolver as disciplinas normalmente quando o retorno presencial for realizado.

A Ufam informa, também, que todas as medidas em elaboração estão sendo feitas em proteção e valorização das mais de 35 mil vidas pertencentes à comunidade acadêmica.

Veja nota na íntegra: