Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Esportes

Amazonense conquista dois ouros no Mundial de Jiu-Jítsu da Califórnia 2017

Amazonense conquista dois ouros no Mundial de Jiu-Jítsu da Califórnia 2017

 

A competição organizada pela IBJJF é considerada a “Copa do Mundo” da arte suave e reúne atletas de todos os cantos do planeta. (Foto: Divulgação)

O amazonense Rudson Mateus Sarmento Teles, de 21 anos, “passou o carro” nos adversários no último fim de semana e conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu da Califórnia 2017. A competição organizada pela IBJJF é considerada a “Copa do Mundo” da arte suave e reúne cascas grossas de todos os cantos do planeta.

Natural de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus), o faixa marrom Rudson é considerado um dos gigantes desse esporte. Ele conquistou o Amazonas, o Brasil e o mundo competindo anteriormente nas faixas azul e roxa. Agora, perto de pegar a preta, se consagrou em Long Beach, Estados Unidos, um dos tempos sagrados do jiu-jítsu de altíssimo nível.

 “A maior vitória na competição é derivada da satisfação interna de saber que você fez o seu melhor e que você obteve o máximo daquilo que você deu. A verdadeira motivação está naquilo que você acredita, nunca perca sua fé no Nosso Deus, e nesse momento não tenho palavras para exaltar o Seu Santo Nome”, comentou Rudson após o evento encerrado no último domingo, 4 de junho.

 Dez vitórias históricas

Atleta da equipe Caio Terra Brazilian Jiu-Jitsu Association (Estados Unidos), o amazonense fez uma campanha espetacular no Mundial da Califórnia e faturou os títulos da categoria e no absoluto faixa-marrom.

Na disputa dos meio-pesados, Rudson venceu seis duelos para  chegar ao topo do pódio, sendo o último e decisivo contra Gustavo Batista (Ns Brotherhood). Se não bastasse, o filho ilustre de Manacapuru ainda teve gás para encarar os oponentes do absoluto.

Na competição do peso aberto, o amazonense encarou mais quatro batalhas duríssimas. Primeiro, Rudson superou Gutemberg Pereira (GFTeam), campeão super pesado e um dos favoritos ao título absoluto. Depois, passou por Vinícus Gazola (Alliance), que havia conquistado mais cedo o título no peso pesado. No duelo seguinte, foi a vez de Rudson encarar Casey Hellenberg (Ribeiro JJ), terceiro lugar entre os pesadíssimos, e sair com a vitória mais uma vez e garantir seu lugar na final. Pelo ouro, Rudson bateu Perttu Tepponen (Hilti BJJ) e garantiu o ouro duplo em campanha invejável na faixa marrom.