Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Amom avisa: vai divulgar todos os editais de licitação ‘escondidos’ pela CMM

A mudança, segundo a CMM, é para facilitar o acesso às informações; Amom alegou dificuldades em obter documentos na Casa por diversas vezes

Amom avisa: vai divulgar todos os editais de licitação ‘escondidos’ pela CMM

Fotos: Robervaldo Rocha / CMM

MANAUS, AM – Após a Câmara Municipal de Manaus (CMM) mudar forma de consulta dos editais de licitação, em que os cidadãos não têm mais acesso direto aos documentos e precisam se cadastrar por meio do site da CMM, o vereador Amom Mandel (União Brasil) usou suas redes sociais para avisar aos manauaras que dará mais transparência aos editais. A Casa é presidida pelo vereador David Reis (Avante), que nos últimos meses, teve que cancelar a compra de picapes para os vereadores e desistir de erguer um puxadinho após pressão popular.

O parlamentar vai disponibilizar, por meio de seu site, os arquivos de editais da Casa Legislativa afirmando que dará transparência ao processo, uma vez que essa ação dependerá de aprovação de cadastro.

Amom Mandel

“Após denúncias e reportagens relatando a dificuldade de acesso a determinados documentos na Câmara Municipal de Manaus, anuncio que irei disponibilizar todos os editais da Câmara Municipal de maneira fácil e sem burocracia no site do Gabinete do Amom. Transparência é meu compromisso com Manaus”, afirmou o parlamentar.

A mudança na forma de consultar os editais de licitação aconteceu logo nas primeiras semanas de novembro e após muita polêmica no lançamento de certames para diversas modalidades e valores exorbitantes, incluindo a construção de um anexo ao prédio da CMM, que ficou conhecido como “puxadinho”, no valor de R$ 32 milhões, mas que foi barrada pela Justiça do Amazonas.

Leia mais: CMM vai gastar mais de R$ 1,7 mi com placas, medalhas, troféus, cordões e até cartões de visitas

Mudanças

Após a mudança na consulta, o Portal Amazonas1 questionou a Diretoria de Comunicação da Casa Legislativa com as seguintes perguntas: – Como serão feitos os acessos da população aos editais de licitação?; – Qual a motivação para essa mudança no acesso aos editais?; – A mudança não contraria a Lei de Acesso à Informação, que prevê a transparência nos atos do Legislativo?.

Em resposta ao Portal Amazonas1, a assessoria de comunicação limitou-se apenas a afirmar que “tudo está sendo feito com o objetivo de implementar melhorias e facilidades ao acesso às informações.”

Cadastro

Em uma tentativa de realizar um cadastro no site da CMM, na aba de licitação, não foi possível acessar a ficha, que apresentou erro no momento da abertura da aba.

Amom

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter