
(Foto Herick Pereira/ Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados)
Manaus (AM) – Pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada pela revista Exame na quarta-feira (7), mostra Amom Mandel (Cidadania), que pontuou 18,7%, e Roberto Cidade (União Brasil), com 17,4%, tecnicamente empatados na disputa pela segunda colocação na preferência do eleitorado manauara. O atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), continua na liderança da corrida pelas eleições municipais, com 22,2% das intenções de voto.
O estudo indica o crescimento de Cidade, que além de ser presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), conta com o apoio da maior autoridade política do estado, o governador Wilson Lima (União).
O ensaio revelado pela 100% Cidades não é o único que agrada ao grupo político de Wilson e Cidade. Cerca de quatro pesquisas de intenções de voto anteriores já demonstraram o avanço do candidato do União Brasil, que se aproximou das primeiras colocações, mantidas por David Almeida e Amom Mandel, desde que assumiu a terceira posição na preferência dos eleitores de Manaus, que antes era de Alberto Neto (PL).
A consulta segue composta pelo nome do deputado federal Alberto Neto (PL) com 12%, Marcelo Ramos (PT), que tem 7,9% e o Coronel Menezes (PP), com 6,9%. O estudo envolveu Menezes, mas o político abdicou de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus, conforme indicado por ele, para ser vice na chapa de Roberto Cidade.
Fechando o quadro, a pesquisa traz o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), que aparece com 3,1%, Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,4% e Natália Demes (PSOL), com 1,3%, que, por decisão do seu partido, também desistiu de concorrer à Prefeitura de Manaus para apoiar a candidatura de Marcelo Ramos. Pelo estudo, os indecisos somaram 5,2% e os votos nulos e brancos 4,9%.

(Foto: Reprodução)
Segundo turno
Ainda segundo a exploração do cenário eleitoral, na simulação de segundo turno, David Almeida venceria Amom Mandel por 44,9% a 37,9%. Contra Cidade, o atual prefeito seria reeleito por 47% a 35,6%. Já Roberto Cidade venceria Amom com 45,9% dos votos contra 36,7%. Da mesma forma, segundo o estudo, Cidade também derrotaria Alberto Neto por 47,4% a 31,8%.
Rejeição
Quando tratado do tema rejeição, os eleitores entrevistados pela 100% Cidades rejeitam, em primeiro lugar, o nome do petista Marcelo Ramos, que tem 31% de índice de rejeição. Ele é seguido por David Almeida, com 22,4%, Amom Mandel, que registra 21, 4% e na última posição aparece Alberto Neto, com 19,4%, quando os eleitores disseram que não votariam.
Dados
As entrevistas, realizadas na capital amazonenses entre os dias 24 e 25 de julho, envolvem 1 mil eleitores abordados pela empresa 100% Cidades. A pesquisa eleitoral é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-02198/2024 e a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
LEIA MAIS:
- Pesquisa indica cenário com crescimento de Roberto Cidade e queda de Amom
- Pontual Pesquisas: Amom perde 6 pontos e vê Cidade na cola pela vice-liderança
- Eleições: David Almeida lidera em todos os cenários, diz Paraná Pesquisas
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.