Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Amom não descarta a possibilidade de enfrentar David Almeida em 2024

Em entrevista ao Portal AM1, o deputado federal Amom Mandel afirmou que sua possível candidatura para as eleições do ano que vem depende da "vontade popular".

Amom não descarta a possibilidade de enfrentar David Almeida em 2024

Prefeito de Manaus, David Almeida, e o deputado federal Amom Mandel (à esquerda) (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Um dos nomes que vem sendo cotado nos bastidores da política amazonense para disputar as eleições do ano que vem, Amom Mandel (Cidadania) disse, em entrevista ao Portal AM1, que não descarta a possibilidade de enfrentar David Almeida (Avante) na disputa pela Prefeitura de Manaus, no pleito de 2024.

Questionado sobre a possível candidatura, o deputado federal, que nas eleições do ano passado teve uma expressiva votação, afirmou que isso vai depender da “vontade do povo”.

Segundo o parlamentar, a população se sente representada por ele pelas suas boas atuações no Congresso Nacional, assim como as ações na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Por conta disso, ele acredita que seu nome aparece em pesquisas eleitorais, porque os eleitores enxergam nele um bom representante para assumir o cargo majoritário no Executivo municipal.

“Quem decide meu destino é o povo […]. Essa possibilidade, ela não é para ser considerada ou descartada. Não é uma consideração que eu tenho feito hoje. Eu sou um representante, isso quer dizer que, além de proposta de mudanças , eu sempre busco consultar a população para que ela decida e diga o que ela espera de um representante. É a vontade popular que vai decidir para onde eu vou”, ressaltou.

O parlamentar destacou, também que, “hoje, infelizmente, a maior parte dos representantes não representam o povo”.

“Não estou impondo minha candidatura em exercer determinado cargo ou de fazer determinada coisa. Estou me propondo a representar aquilo que a população deseja e, infelizmente, a maior parte dos nosso representantes não nos representam .”Pelo que a gente vê, as pessoas estão se sentindo representadas [pelo meu mandato], e eu vou sempre buscar representar elas cada vez mais, disse Amom.

Cenário

Além do nome de Amom Mandel, os nomes como o da deputada Alessandra Campêlo (Pode) e Roberto Cidade (UB) também surgem como possíveis pré-candidatos [virtuais] – ambos são da base aliada do governador Wilson Lima (UB). Todos podem dificultar os planos do prefeito, David Almeida (Avante), de concorrer à reeleição.

Campêlo, por exemplo, disse recentemente ao Portal AM1 que já colocou seu nome à disposição dentro do Podemos para se lançar candidata. Porém, ela também afirmou que a decisão vai depender de Wilson Lima, pois, segundo ela, “ninguém se lança candidato sozinho”.

Durante a entrevista com Amom, ele foi questionado sobre a possibilidade de formar uma chapa eleitoral com a deputada Alessandra Campêlo. O político disse que, por enquanto, “as aproximações com a parlamentar não visam nenhuma estratégia política”.

“Minha aproximação com a deputada nada tem a ver com interesse político. ‘A visitei’ [sic]  em seu gabinete e me coloquei à disposição dela para ajudar com as pautas defendidas por ela”, destacou.

Amom, Alessandra e Roberto Cidade foram eleitos e reeleitos com votações expressivas no Amazonas. Amon, inclusive, foi o deputado mais bem votado, proporcionalmente, do Brasil.

Cidade, por sua vez,  foi o deputado mais bem votado entre os deputados estaduais para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Enquanto Campêlo já está em seu terceiro mandato na Casa legislativa.