Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Política

Analista político indica que 3º mandato de Lula tem apoio em todas as classes

A maioria dos eleitores brasileiros acredita que Lula fará uma boa gestão nos próximos quatro anos por abrir o diálogo com outros países

Analista político indica que 3º mandato de Lula tem apoio em todas as classes

Lula levou vantagem sobre Bolsonaro em 58 municípios do Amazonas. (Foto: Ricardo Stuckert)

De acordo com uma pesquisa divulgada no início desta quinzena pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), para a maioria do eleitorado brasileiro (54%), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um bom governo neste, que é seu terceiro mandato.

Dos entrevistados, 41% afirmaram não acreditar no governo petista e 4% preferiram não opinar.

Duas mil pessoas – com mais de 16 anos – foram entrevistadas em 128 municípios brasileiros, entre os dias 6 e 10 de janeiro deste ano. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os que acreditam que a administração de Lula será ótima ou boa subiu em relação à pesquisa anterior, realizada no dia 5 de dezembro, quando havia sido de 50%. Já os que não acreditam, variam de 25% para 21%, e aqueles que têm expectativa de um governo regular ficaram entre 20% e 18% no mesmo período.

Perfil dos entrevistados

No entanto, o que chama atenção na pesquisa divulgada pela Ipec é a diferença no perfil socioeconômico daqueles que acreditam no Governo Lula dos que desacreditam.

Sempre com índices acima de 60%, o perfil de quem credita numa boa gestão de Lula neste terceiro mandato é formado por católicos (61%), com renda familiar de até um salário mínimo (62%); pessoas com 60 anos ou mais (63%), com Ensino Fundamental (65%) e da Região Nordeste (77%).

Os que não acreditam são, na maioria, pessoas com perfil mais bolsonarista, indicados nas regiões Sudeste e Sul (46% e 53%, respectivamente), com Ensino Médio e Superior (47% e 49%, respectivamente), com renda familiar acima de 5 salários mínimos (53%) e são evangélicos (55%).

Para o analista político Helso Ribeiro, é comum uma classe predominar entre os eleitores de determinado candidato, mesmo o leque sendo, em sua totalidade, diverso. Ele destaca que, nesta eleição, por exemplo, Lula recebeu votos das classes A, B e C.

Ao avaliar os números indicados pelo Ipec, Helso frisou que, mesmo em menores números, Lula tem o apoio de todos os públicos alcançados pela pesquisa.

“Não é de agora que eu vejo que há um direcionamento, de uma polarização (…) e eu espero que, acima de tudo, o presidente eleito [Lula] governe para todos. Isso é o que nós sempre esperamos”, disse Helso.

Terceiro mandato

O analista político acredita que o Governo Lula conseguirá “pavimentar um melhor caminho para o país, com maior facilidade de governar” diante de uma série de fatores, como a questão da colaboração internacional já com outros países fazendo acenos positivos ao Brasil.

“Diferente de Bolsonaro, que priorizou acordos apenas com quem tinha simpatia, Lula dialoga com representantes de outros países para vender produtos próprios e alinhar interesses mútuos. Hoje, os países acenam positivamente para este diálogo com o Brasil”, explicou Helso.

Outros pontos que devem ganhar destaque neste mandato são as pautas sociais. Helso diz que, ainda hoje, há quem defenda que “não existam no país fortes demandas sociais”, mas acredita que, como nos mandatos anteriores, Lula direcionará o olhar para essas questões e que o cenário, como a erradicação da fome, será minimizado.

Eleição Geral no AM

No Amazonas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 51,10% dos votos válidos (1.004.991) e passou na frente de Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 48, 90% (961.741 votos).

No entanto, na capital Manaus, como em 2018, Bolsonaro mostrou força e apresentou índice de votos maior que Lula. O ex-presidente teve 692.580 votos (61,28%), contra 437.691 votos (38,72%) de Lula.

LEIA MAIS: