MENU
logo-amazonasum

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

‘AnimaBaré’ oferece cursos gratuitos de teatro de animação

• Publicado em 23 de março de 2021 – 22:19
Foto: Divulgação/ Assessoria

MANAUS – Está no ar a série de cursos gratuitos voltados para a área do Teatro de Animação. Trata-se do “AnimaBaré”, projeto do inCena Centro de Artes lançado nesta semana, por meio do Google Meet, com a proposta de fomentar e fortalecer o segmento no Estado, com a participação de profissionais do Amazonas e de Minas Gerais.

O projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, operacionalizada no Estado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Sob coordenação de Brisa Ramos e produção de Verlene Mesquita, são oferecidas oficinas de “Iluminação para Bonecos”, com Marina Arthuzzi; “Construção”, com Eduardo Felix e Mauro Carvalho; “Manipulação de Bonecos”, com Liz Schrickte e Aurora Majnoni; e “Técnica Vocal”, com Jaqueline Ferreira. O encerramento, no dia 10 de abril, vai contar com a exibição do espetáculo “Brasil: Versão Brasileira”, da companhia de teatro mineira Pigmalião Escultura que Mexe.

Segundo Verlene Mesquita, 27 pessoas se inscreveram para participar das aulas e, além de Manaus, os encontros contam com público do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Ela explica que a proposta tem o objetivo de alcançar artistas e professores, interessados no desenvolvimento da linguagem do Teatro de Animação.

Leia mais ‘Kit Agricultura Familiar’ beneficia pequenos produtores em Manacapuru

“O projeto vem da necessidade de ampliar, para mais pessoas, esta área de formação que colabora para novas criações, espetáculos e composições artísticas, a partir da montagem e manipulação dos bonecos, técnica vocal e iluminação. São propostas que, se a pessoa se dedicar e tiver interesse, ela sai do curso com uma célula artística para desenvolver e gerar um espetáculo”, afirma a produtora. “Essa é a nossa maior motivação, que outros colegas possam se motivar também a desenvolver trabalhos nessa linguagem que tem muitas possibilidades”.

Para a conclusão da oficina, cada participante vai produzir um vídeo de 20 a 40 segundos, respondendo a pergunta: “O que a Amazônia representa pra você?”.

Foto: Divulgação/ Assessoria

Espetáculo – No encerramento da programação, o público confere a montagem “Brasil: Versão Brasileira”, que vai ser exibida no dia 10 de abril, às 19h, no canal da Cia Pigmalião Escultura que Mexe no Youtube. O coletivo de artistas utiliza o teatro de bonecos para desenvolver trabalhos no limite entre as Artes Cênicas e as Artes Plásticas.

Após a apresentação, acontece ainda uma live no Instagram do InCena Centro de Artes (@incenacentrodeartes), com o diretor do espetáculo, Eduardo Felix, e a equipe do projeto “AnimaBaré”, Brisa Ramos, Jaqueline Ferreira e Verlene Mesquita. Mais informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (92) 98414-4373.

Programação:

Oficina de Iluminação para Bonecos, com Marina Arthuzzi

2 encontros de 2h (24/03 e 31/03)

Quartas, das 19h às 21h

Horário de Manaus

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap