Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Brasil

Anvisa decreta obrigatoriedade no uso de máscaras em aviões e aeroportos do país

A decisão será válida em todo o país após o aumento de casos de Covid

Anvisa decreta obrigatoriedade no uso de máscaras em aviões e aeroportos do país

A obrigatoriedade voltou a valer depois dos altos índices de infectados pela nova variante, (Foto: Arquivos Agência Brasil)

BRASÍLIA- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nessa terça-feira (22), determinar a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. Em algumas cidades do país a flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados começou a valer em meados de 2022.

Em agosto deste ano, a maioria do país já não era obrigada a usar acessório na maioria dos ambientes, porém com o aumento dos casos de Covid, em virtude da variante, a medida de proteção individual voltou a ser recomendada.

Leia mais: Cenário da Covid-19, monkeypox e vacinação no Amazonas 


O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, explicou que o tema das máscaras em aviões voltou a ser debatido depois de a agência ter recebido manifestações de especialistas e entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Com o crescimento dos casos de Covid-19, alguns municípios do Amazonas estão recorrendo ao decreto da obrigatoriedade do uso de máscaras para a prevenção contra o vírus desde o mês de julho. O município de Rio Preto da Eva (a 81 quilômetros de Manaus) e Careiro da Várzea (21 quilômetros da capital) decretaram a obrigatoriedade em 14 de julho deste ano.

(*) Com informações do G1