Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cenário

Ao menos dois imóveis no Centro de Manaus podem se tornar moradias populares

Manaus está no programa do governo federal para realizar um Retrofit em imóveis da capital, segundo o secretário de habitação, Jesus Alves.

Ao menos dois imóveis no Centro de Manaus podem se tornar moradias populares

Ao menos dois imóveis no Centro de Manaus podem se tornar moradias populares (Foto: Reprodução/Redes Sociais/Divulgação/SEMHAF/Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – Proposta de campanha do presidente Lula (PT), Manaus está no programa de Democratização dos Imóveis da União, no qual uma parceria entre os governos federal, estadual, prefeituras e entidades privadas será realizada para a revitalização de cerca de 500 imóveis no país, entre prédios, terrenos e galpões.

Os imóveis serão destinados à habitação popular e também ao atendimento em saúde pública, educação e atividades esportivas e culturais. Em 2023, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) contabilizou 116 edifícios abandonados em Manaus. Desses, 103 ficam na área central da cidade.

Porém, somente dois imóveis estão sendo mencionados para fazer parte do programa. A informação foi dada ao Portal AM1 pelo secretário de Habitação e Assuntos Fundiários de Manaus, Jesus Alves, que também explicou como a capital amazonense se portará diante do projeto do governo federal.

“O governo federal lançou o programa em parceria com as prefeituras para requalificar os imóveis para habitações e, nas seleções, algumas  entidades [privadas] fizeram projetos para dois prédios, no Centro de Manaus, o antigo prédio da Receita Federal e o antigo prédio do INSS”, disse o secretário.

Alves adiantou que a Prefeitura de Manaus (PMM) tinha em vista projetos para os prédios, mas que a adesão ao programa da União é benéfico para Manaus.

Quando questionado sobre a execução e a atuação da prefeitura nas ações do governo federal, Jesus Alves explicou que a execução será feita por meio de um Retrofit.

“A prefeitura entrou no projeto de revitalização de imóveis no modelo Retrofit, que é restaurar os prédios antigos mantendo a sua identidade original — o que é um momento importante para o Poder Público revitalizar o Centro de Manaus”, disse.

Conforme o governo federal, o projeto é ambicioso e difícil, visto que alguns imóveis pelo país se encontram em situações precárias. Mas a medida, em Manaus, pode ajudar a resolver um dos problemas que tem sido debate nas casas legislativas em Manaus, o estado de abandono do Centro da cidade que resultou no domínio de grupos criminosos.

 

LEIA MAIS: