Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Apenas quatro vereadores mantêm distância do prefeito eleito David Almeida

A expectativa é que mantenham-se firmes na 'oposição' ou que em breve, muito breve, apareçam nas próximas agendas de David buscando sobrevivência política

Apenas quatro vereadores mantêm distância do prefeito eleito David Almeida

Foto: Reprodução

Dos 41 vereadores eleitos e reeleitos para a próxima legislatura na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apenas quatro se mantêm distantes do prefeito eleito David Almeida (Avante). Estes ainda não foram vistos em eventos públicos organizados pelo novo prefeito e, durante as eleições, fizeram campanha para o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos).

Vereadores do Podemos

Entre esses quatro vereadores estão Professora Jacqueline (Podemos) e Amon Mendel (Podemos). Esse distanciamento era esperado da parte deles por serem do mesmo partido de Amazonino, porém, esse comportamento não foi adotado por outro vereador reeleito pela legenda, Marcel Alexandre (Podemos). Marcel não esperou muito para mudar de lado, sendo costumeiramente visto em eventos acompanhando David Almeida.

PSDB dividido

O vereador reeleito, Rosivaldo Cordovil (PSDB), é outro que, aparentemente, ainda não tem uma proximidade forte com o prefeito eleito. Rosivaldo seguiu orientação do atual prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) e apoiou Amazonino no 2º turno das eleições. Por conta disso, David Almeida teria optado por deixar o parlamentar um tempo “na geladeira”.

Contudo, na última sexta-feira (18), durante solenidade de diplomação dos eleitos neste ano, Rosivaldo fez questão de postar uma foto em suas redes sociais junto com David Almeida – uma demonstração de estreitamento da relação.

Leia mais: Nova composição da Câmara de Manaus manterá base evangélica em 2021

Outro vereador reeleito pelo PSDB, Raulzinho, abandonou  a fidelidade partidária e já caminha com David Almeida. Raulzinho explicou que sua presença em eventos junto do prefeito eleito é apenas seu dever como pessoa pública e enfatizou que não segue orientação partidária, pois não representa partido e sim a população que o elegeu.

Yomara, a estranha

A mais distante é a vereadora eleita Yomara Lins (PRTB). Mesmo estando em um partido que estava na coligação de David Almeida, durante o 1º turno, ela não fez campanha para ele. No 2º turno, isso ficou ainda mais claro, com o partido deixando a coligação e declarando apoio a Amazonino Mendes.

Yomara também não fez campanha para Amazonino, ao menos não há qualquer menção ao ex-governador em suas redes sociais.

O posicionamento de Yomara Lins ainda é uma incógnita. Existe a expectativa de que ela deixe o PRTB na primeira janela partidária, ou antes, pois o seu sobrinho, o deputado Fausto Junior, deixou o partido e migrou para o MDB.

Apesar do distanciamento de David Almeida, por ser vereadora de primeiro mandato, não é esperado que Yomara adote uma postura de oposição na Câmara Municipal.