Foto: Reprodução/Pinterest
O ex-governador e candidato a prefeito Amazonino Mendes (Podemos) chegou a sugerir a ideia de ter trem em Manaus, como uma solução para o transporte público na capital. A proposta pode nos levar a pensar em outras opções como a de resgate de um modal antigo na capital: os bondinhos.
O último bondinho que se viu em Manaus ficava no Largo de São Sebastião, o veículo foi retirado de lá há anos.
Todavia, parte dos trilhos por onde ele passava foi recuperada pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Estado, dentro do projeto do Centro Histórico. A intenção era que os bondinhos pudessem voltar a circular, porém, o projeto foi esquecido. O que aconteceu?
Prefeitura responde
A Prefeitura de Manaus esclareceu que realizou apenas a recuperação dos trilhos encontrados na avenida Eduardo Ribeiro e que o projeto de implantar o bondinho surgiu do governo estadual.
“A prefeitura lembra ainda que durante a execução do projeto de requalificação da avenida Eduardo Ribeiro, o município tomou ciência da proposta do governo estadual, que tinha aprovação do Iphan, para implantar o bondinho e foi feita uma compatibilização de projeto para tornar possível quando houver interesse da implantação por parte do executivo estadual”, esclareceu a prefeitura.
A reportagem do Portal AM1 também questionou a administração municipal sobre o destino dado para o bondinho que ficava no Largo de São Sebastião. A Prefeitura informou que a responsabilidade pelo bondinho e o Largo são do governo estadual.
Governo fala em falta de verba
A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa também foi acionada pela reportagem. Sobre o bondinho, a resposta é que o veículo era apenas cenográfico e se encontra em exposição no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado na Bola da Suframa, na zona Centro-Sul de Manaus.
Quanto ao projeto de retomar os bondinhos no Centro da capital, a explicação é que não houve orçamento para sua conclusão.
“A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa informa que o bondinho é uma reprodução em madeira de um vagão de passageiros, produzido apenas com finalidade de cenário (decoração), encontra-se no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), como parte de uma exposição permanente do espaço; e que a pasta realiza, quando necessário, recuperações naquele protótipo de vagão”.
“Informa ainda que a Secretaria desenvolveu um projeto completo para recuperação de trechos dos trilhos antigos e construção de novos trilhos abrangendo as ruas Costa Azevedo, 10 de julho, Eduardo Ribeiro até o cruzamento da Sete de Setembro; e que restaurou o trecho da rua Costa Azevedo, até a curva com a 10 de Julho, que ficou com condições de trafegabilidade”.
“Esclarece que o projeto não foi implementado por falta de orçamento; e que não há, no momento, previsão para retomada”, concluiu.





