Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Após apagão, fornecimento de energia elétrica começa normalizar em Manaus

Após apagão, fornecimento de energia elétrica começa normalizar em Manaus

Após mais de uma hora de apagão em todas as Zonas de Manaus, o fornecimento de energia elétrica começa a se normalizar em alguns bairros da capital, na tarde desta quarta-feira, 21. Em nota, Eletrobras Distribuição Amazonas assegurou 5% do fornecimento de energia elétrica na capital já foi recomposto.

Em nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que um circuito duplo de 500kv do linhão de Tucuruí saiu de operação, causando o apagão no Amazonas e em outros Estados do Norte e Nordeste do País.

“A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região”, afirmou a concessionária.

A Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também divulgou nota à imprensa, explicando que às 15h48 (14h48 no horário local) houve um desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. “Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW”, disse o Operador na nota.

NOTA OFICIAL (ATUALIZADA)

 

A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que na tarde desta quarta-feira (21), às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS), afetando vários estados do país. A cidade de Manaus e região metropolitana foram afetados. 85% do fornecimento de energia elétrica na capital já foi recomposto.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

O ONS também informou que as causas de desligamento estão sendo investigadas e que novas informações serão atualizadas a qualquer momento.

A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.