
(Foto: Mazur/cbcew.org.uk/Fotos Públicas)
Mundo – Após sofrer uma crise respiratória asmática prolongada neste sábado (22), que o deixou em estado crítico, o papa Francisco apresentou uma leve melhora durante a noite. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice teve uma noite tranquila, mas sua condição de saúde ainda inspira cuidados.
A crise respiratória enfrentada por Francisco exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio. Além disso, exames de sangue indicaram plaquetopenia e anemia, tornando necessária a administração de transfusões.
Apesar da fragilidade, o Papa permaneceu vigilante ao longo do sábado, passando o dia na poltrona. No entanto, a Santa Sé ressaltou que ele se encontra mais debilitado em comparação aos dias anteriores e que seu estado ainda não permite afirmar que está fora de perigo.
Pelo segundo domingo consecutivo, devido à hospitalização, Francisco não pôde conduzir a tradicional benção dominical hoje (23), conhecida como a oração do Angelus, mas uma mensagem escrita por ele foi lida ao público. Nela, o pontífice, que continua em estado crítico de saúde, afirmou que segue o tratamento “com confiança”.
“Por minha parte, continuo minha hospitalização com confiança (. .) seguindo os tratamentos necessários; e o descanso também faz parte da terapia!”, escreveu.
Segundo a Agence France-Presse (AFP), fontes do Vaticano indicaram que a mensagem foi escrita nos últimos dias, provavelmente antes de o pontífice sofrer uma crise respiratória no sábado, 22.
(*) Com informações do Estadão Conteúdo
LEIA MAIS:
- Internado há oito dias, Papa Francisco passa bem, diz Vaticano
- Vaticano diz que Papa Francisco está sem febre e estável
- Papa Francisco inicia Jubileu 2025 com lamento pelas crianças vítimas das guerras
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.