Manaus (AM) – Com a seca severa que atinge os principais rios do Amazonas, uma erosão de solo próximo às estacas de fundação da Ponte Rio Negro, na orla de Manaus, foi detectada nesta sexta-feira (8) e gerou preocupação, mas sem risco imediato de desabamento, segundo o Governo do Estado.
Por conta disso, equipes de engenheiros da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) realizaram inspeções técnicas na infraestrutura e informaram que a situação está sendo monitorada e que as obras de recomposição da área serão iniciadas para evitar danos maiores.
A erosão foi observada após o rio Negro atingir o menor nível de água em mais de 120 anos, em meio à maior seca já registrada na região.
Embora o fenômeno tenha ocorrido após fortes chuvas nos últimos dias, ainda não se sabe a causa exata da instabilidade no solo próximo à ponte. Segundo o Governo do Estado, a erosão não atingiu as fundações das estacas e não compromete a segurança da ponte. No entanto, as fendas no solo próximas às pilastras são motivo de atenção.
Em nota, a Sedurb garantiu que a estrutura da ponte não oferece risco de colapso e anunciou que a recuperação do talude, área afetada pela erosão, será realizada nos próximos dias.
“Uma equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) esteve na Ponte Jornalista Phelippe Daou e, após análise técnica, constatou que não há risco de desabamento. A erosão observada no local não interfere nas fundações das estacas da ponte. O órgão informa, ainda, que irá providenciar a recomposição do talude”, disse o Governo do Estado.
Inaugurada em 2011, durante o governo Dilma Rousseff, a Ponte Rio Negro é um dos principais acessos entre Manaus e cidades vizinhas, como Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, e se tornou um ponto estratégico para a mobilidade na região.
LEIA MAIS:
- Erosão deixa à mostra estaca da Ponte Rio Negro, em Manaus
- Prefeitura intensifica limpeza na orla do rio Negro durante o período de seca em Manaus
- Rio Negro está a dois centímetros de voltar à cota mínima de vazante
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.