Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

Após fuga em presídio de Maués, cinco detentos são recapturados e nove seguem foragidos

Os detentos escaparam durante o banho de sol após serrar grade da unidade prisional.

apos-fuga-em-presidio-de-maues

(Foto: Reprodução /Redes Sociais)

Manaus (AM) – Cinco presos já foram recapturados após a fuga em massa registrada em uma unidade prisional de Maués, no interior do Amazonas.

Na manhã de sábado (27/12), três dos detentos foram localizados em uma área de mata na zona rural do município. Apesar das prisões, nove envolvidos na fuga ainda continuam foragidos.

A evasão em massa envolveu 14 internos e foi registrada na última quarta-feira (24), véspera de Natal. A fuga ocorreu durante o período de banho de sol, depois que os detentos conseguiram cortar uma grade de proteção instalada no pátio da unidade prisional.

De acordo com informações apuradas, Cristian Douglas Barão Lima, Uily Cardoso Pereira e Kerlisson de Oliveira Rodrigues estão entre os detentos recapturados. A prisão do trio ocorreu após a polícia receber uma denúncia apontando que eles estariam escondidos em uma área de mata nas proximidades da Comunidade do Camarão.

As equipes foram até o local e efetuaram a captura, reconduzindo os foragidos à unidade prisional. Durante a ação, armas de fogo foram apreendidas, embora o número exato não tenha sido informado.

As ações policiais resultaram, na quinta-feira (25), na captura de Rodrigo do Carmo Tavares, encontrado em um terreno nas proximidades da estrada do Bacabal. Mais tarde, no mesmo dia, outro foragido, identificado como Ener Ferreira Mendonça, também foi localizado e recapturado.

Inaugurada neste ano, a unidade prisional possui capacidade para 125 internos e mantinha 67 detentos custodiados no momento da fuga. O presídio atua como unidade regional, atendendo Maués e outros seis municípios localizados na região do Baixo Amazonas.

Conforme cita a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) as circunstâncias da fuga já estão sendo investigadas e que os órgãos do sistema de Justiça foram comunicados e acompanham o caso.

Em nota, o órgão destacou que as Forças de Segurança Integradas atuam de maneira conjunta nas buscas pelos foragidos.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) enviou reforço ao município de Maués, com a presença de equipes do Batalhão de Choque e da Companhia de Operações Especiais (COE), que trabalham em conjunto com policiais da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Confira a lista dos nove que ainda seguem foragidos: 

  • Alberte da Silva Sarrae
  • Vitor Gabriel Gonçalves Pantoja
  • Robert William Gonçalves Pantoja
  • Victor Hugo e Silva Moreira
  • Breno Leão da Silva
  • Dioncemar de Oliveira Rodrigues
  • Luiz Prestes Caldeira Neto
  • Henrique Bernardo de Azevedo Mendonça
  • Clenilson Soares Gama

LEIA MAIS