Manaus, 16 de março de 2025
×
Manaus, 16 de março de 2025

Cenário

Após licença médica ao sofrer aborto, Joana Darc retorna aos trabalhos na Aleam

A deputada estadual pode assumir a Secretaria Estadual de Proteção Animal nos próximos dias e abrir oportunidade para a vereadora Professora Jaqueline, primeira na linha de suplência do UB, tornar-se deputada estadual.

Após licença médica ao sofrer aborto, Joana Darc retorna aos trabalhos na Aleam

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – A deputada estadual Joana Darc (UB) retornou às atividades parlamentares após um período de licença médica de 20 dias. Ela sofreu aborto espontâneo de uma gravidez de 10 semanas, que resultou na perda de seu terceiro filho.

De volta à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a parlamentar se pronunciou nesta quarta-feira (12), na tribuna da Casa legislativa, sobre o caso de uma onça-pintada que faleceu no município de Novo Airão após uma tentativa de resgate por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas.

Darc cobrou explicações sobre os procedimentos do resgate, já que o animal aparece ferido em vídeos enviados ao Portal AM1. Houve uma tentativa de reanimação por um biólogo que acompanhava o resgate, mas a onça morreu em seguida. A informação foi repassada à reportagem por moradores da cidade nessa terça-feira (11).

Secretaria da causa animal

Além disso, Joana Darc pode assumir a Secretaria Estadual de Proteção Animal nos próximos dias, uma vez que a criação da pasta foi uma indicação dela ao governador Wilson Lima (UB). A secretaria foi criada recentemente pela Aleam, junto a outras duas, a da Pesca e Aquicultura, e a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

À imprensa, a deputada já afirmou que não descarta comandar a pasta e o nome mais indicado para gerir, caso ela não seja escolhida, seria o de seu marido, vereador Aldenor Lima (UB), também eleito pela causa animal em 2024.

Caso um dos políticos assuma a pasta, haverá uma dança das cadeiras nos parlamentos municipal e estadual, com a vereadora Professora Jacqueline (UB) assumindo a sua cadeira na Aleam.

Mas, se Aldenor for o escolhido, quem ficará em seu lugar na Câmara Municipal de Manaus será o próximo suplente do União Brasil, Amauri Gomes (UB).

Entretanto, isso somente acontecerá se o atual secretário de Cultura do Amazonas, Caio André (UB), permanecer na pasta e renunciar à vaga na Câmara.

 

LEIA MAIS: