Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Mundo

Após mortes no Halloween, presidente sul-coreano declara luto nacional

Lideres mundiais já enviarem mensagens de condolências e de solidariedade às autoridades sul-coreanas

Após mortes no Halloween, presidente sul-coreano declara luto nacional

Foto: Jeon Heon-Kyun - Pool/Getty Images

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol , anunciou, neste domingo (30), o início de um período de luto nacional após a morte de 149 pessoas na noite de Halloween em Seul e prometeu uma “investigação aprofundada” para apurar as causas.

Yoon Suk-yeol declarou luto nacional e prometeu prioridade máxima nas investigação do caso, Segundo ele, o luto deve seguir “até que o acidente esteja sob controle”.

Leia mais: Tumulto na Coreia do Sul deixa ao menos 120 pessoas mortas

Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), ao menos 149 pessoas morreram e outras 150 ficaram feridas, na noite desse sábado (29). Uma grande multidão avançou por uma rua estreita no Centro de Seul, e acabaram esmagando diversas pessoas que estavam fantasiadas celebrando o Halloween, pela primeira vez desde a pandemia de covid-19.

Conforme os meios de comunicação da localidade, aproximadamente 100 mil pessoas foram às ruas de Itaewon para as festividades de Halloween.

Lideres mundiais já enviarem mensagens de condolências e de solidariedade às autoridades sul-coreanas, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que disse que os Estados Unidos estão “ao lado” da Coreia do Sul, enviando “os melhores votos de rápida recuperação a todos os feridos”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também se mostrou solidário com o povo de Seul e de todo o país. “A França está ao seu lado”, disse no Twitter.

O governo venezuelano também já se solidarizou com os familiares e desejou melhoras aos feridos da Coreia do Sul.

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, também enviou mensagem de condolências e solidariedade pela tragédia ocorrida nas festas do Halloween ao Yoon Suk-yeol.