Manaus, 26 de março de 2025
×
Manaus, 26 de março de 2025

Cidades

Após promessa, Wilson convoca mais de mil aprovados em concurso da segurança pública

Os convocados deverão ficar atentos ao prazo de entrega da documentação, que começa na próxima segunda-feira (17).

Após promessa, Wilson convoca mais de mil aprovados em concurso da segurança pública

(Foto: Diego Peres / Secom)

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou nesta quarta-feira (12) a convocação de 1.073 profissionais aprovados no concurso de 2021 para reforçar a segurança pública do estado.

A convocação ocorre após uma série de protestos da categoria em frente à sede do governo, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Manifestações também foram realizadas em outros locais estratégicos, como a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde Lima já havia sinalizado a convocação dos aprovados.

Foram chamados 1.073 profissionais para integrar as Forças de Segurança, incluindo a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Com esse chamado, o número total de convocados chega a 2,7 mil, superando as 2,4 mil vagas inicialmente previstas.

Prazos e início das formações

Os convocados deverão ficar atentos ao prazo de entrega da documentação, que começa na próxima segunda-feira (17). Segundo o governador, um grupo de novos servidores está previsto para março.

210 alunos soldados do Corpo de Bombeiros e 500 alunos soldados da PMAM: entrega da documentação em maio, com início do curso de formação em junho;
120 oficiais da PMAM: entrega da documentação a partir de segunda-feira (17), com início do curso de formação em março;
7 alunos oficiais da área da saúde: entrega da documentação na segunda-feira (17), com início da formação em março.

De acordo com Lima, mais detalhes sobre a convocação estarão disponíveis no site da SSP-AM até esta quinta-feira (13).

Impacto na segurança pública

O governador destacou que a inclusão de novos profissionais deve fortalecer as forças de segurança e ampliar a capacidade de resposta das corporações.

“A gente espera mais agilidade no serviço, um pronto atendimento à população no momento em que ela precisa e, também, o aumento do efetivo no interior do estado, principalmente nas regiões de fronteira e nos municípios impactados pela rota do crime, principalmente no rio Solimões”, afirmou Lima.

Ele acrescentou que a chegada de novos agentes também contribuirá para o combate a roubos e furtos de celulares no Centro de Manaus.

 

LEIA MAIS: