
(Foto: Diego Peres / Secom)
Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou nesta quarta-feira (12) a convocação de 1.073 profissionais aprovados no concurso de 2021 para reforçar a segurança pública do estado.
A convocação ocorre após uma série de protestos da categoria em frente à sede do governo, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus. Manifestações também foram realizadas em outros locais estratégicos, como a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde Lima já havia sinalizado a convocação dos aprovados.
Foram chamados 1.073 profissionais para integrar as Forças de Segurança, incluindo a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). Com esse chamado, o número total de convocados chega a 2,7 mil, superando as 2,4 mil vagas inicialmente previstas.
Prazos e início das formações
Os convocados deverão ficar atentos ao prazo de entrega da documentação, que começa na próxima segunda-feira (17). Segundo o governador, um grupo de novos servidores está previsto para março.
210 alunos soldados do Corpo de Bombeiros e 500 alunos soldados da PMAM: entrega da documentação em maio, com início do curso de formação em junho;
120 oficiais da PMAM: entrega da documentação a partir de segunda-feira (17), com início do curso de formação em março;
7 alunos oficiais da área da saúde: entrega da documentação na segunda-feira (17), com início da formação em março.
De acordo com Lima, mais detalhes sobre a convocação estarão disponíveis no site da SSP-AM até esta quinta-feira (13).
Impacto na segurança pública
O governador destacou que a inclusão de novos profissionais deve fortalecer as forças de segurança e ampliar a capacidade de resposta das corporações.
“A gente espera mais agilidade no serviço, um pronto atendimento à população no momento em que ela precisa e, também, o aumento do efetivo no interior do estado, principalmente nas regiões de fronteira e nos municípios impactados pela rota do crime, principalmente no rio Solimões”, afirmou Lima.
Ele acrescentou que a chegada de novos agentes também contribuirá para o combate a roubos e furtos de celulares no Centro de Manaus.
LEIA MAIS:
- Governador do AM acalma protesto com promessa de convocação
- SSP-AM convoca aprovados no concurso público de 2021 para avaliação médica
- TCE suspende convocação de concurso público em Uarini
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.