Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

Após recomendação do MP, Amazonas Energia atribui apagões em Tefé ao verão amazônico

Em nota, a concessionária informou que o motivo das causas está relacionado às altas temperaturas do verão amazônico.

amazonas energia anel

(Foto: Divulgação/Amazonas Energia)

Manaus (AM) – Após ser alvo de uma recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a concessionária Amazonas Energia se pronunciou por meio de nota ao Portal AM1 a respeito das interrupções de energia elétrica no município de Tefé, no Amazonas.

Em nota, a concessionária informou que o motivo das causas está relacionado às altas temperaturas do verão amazônico.

Em uma matéria recente publicada nesse sábado (27), o Portal AM1 destacou um documento oficial do MPAM no qual, no âmbito da Notícia de Fato nº 209.2025.000026, foram registradas 477 interrupções de energia em Tefé entre 2024 e o primeiro semestre de 2025.

Conforme o documento, a situação mais crítica está concentrada no alimentador AL05, responsável por cerca de 120 quilômetros de rede rural no município. Confira o posicionamento oficial:

A Amazonas Energia informa que as recentes interrupções no fornecimento de energia em Tefé ocorreram devido às altas temperaturas do verão amazônico, que elevam significativamente o consumo e acabam sobrecarregando a rede elétrica. Essa situação ocasionou falhas tanto na rede de distribuição quanto na usina local.

A empresa ressalta que está realizando manutenções contínuas para minimizar os impactos causados. As equipes técnicas estão atuando de forma contínua para restabelecer a normalidade e adotar medidas que reduzam os impactos dessa sobrecarga, a fim de evitar novas interrupções no município.

LEIA MAIS