Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

Após Tadeu de Souza deixar Casa Civil, aumenta especulação sobre quem será vice de Wilson Lima

Os secretários que vão concorrer a um cargo neste pleito precisam se afastar das funções que exercem, em até seis meses da eleição, que será em 2 de outubro

Após Tadeu de Souza deixar Casa Civil, aumenta especulação sobre quem será vice de Wilson Lima

Manaus (AM) – Às vésperas do encerramento da chamada janela partidária, o corre-corre virou rotina nas secretarias municipais em Manaus. Diversos secretários estão saindo de suas pastas e se filiando a partidos cujo propósito é formar fortes alianças a fim de iniciar a pré-campanha eleitoral para o pleito 2022. David Almeida e Wilson Lima voltaram a “fazer as pazes” esta semana e o prefeito de Manaus diz para todo mundo ouvir, em eventos públicos, que vai indicar o vice do candidato que apoiar para governador do estado.

Nesta quinta-feira (31) ele confirmou as saídas de Tadeu de Souza Silva da chefia da Casa Civil e de Sabá Reis da Semulsp, dois aliados que têm os nomes cotados nos bastidores da Compensa como candidatos a vice na chapa de Wilson. Há poucos dias, convidou Wilson para um almoço em sua casa. No prato, as eleições e os nomes.

Na vaga de Tadeu, assume o também procurador de carreira, Rafael Lins Bertazzo. Tadeu também é cotado para ser candidato a deputado estadual e entrar na lista de “soldados” do prefeito, que comanda o Avante, um partido com pouca expressão nacional. Almeida recruta nomes para as eleições, pensando na Aleam e Câmara Federal, e comunicou às lideranças do Avante que pretender fazer ao menos dois nomes na Assembleia Estadual.

Leia mais: Wesley Safadão receberá R$ 650 mil por show em festa milionária bancada pela Prefeitura de Rio Preto da Eva

O nome do Chefe da Casa Civil, Tadeu de Souza, é cogitado para ser vice de Wilson Lima.

O Secretário Municipal Chefe da Casa Civil, Tadeu de Souza Silva, é homem de confiança do prefeito de Manaus, inclusive, de longa data. Tadeu de Souza já havia participado da gestão de David Almeida em 2017, quando ele foi governador interino, por quatro meses, após a cassação do então governador José Melo.

Agora, seu nome também consta na ‘lista’ dos possíveis candidatos à vaga de vice do governador Wilson Lima, sendo que ele já manifestava desejo de ser candidato a deputado estadual para ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Secretarias

Em meados de março, iniciaram as mudanças nas secretarias municipais de Manaus e os titulares deixaram suas pastas em busca das alianças. O primeiro a pular do barco e a admitir sua candidatura nas eleições foi o ex-secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino (presidente do UB-AM), em 16 de março. Ele pleiteia o cargo de deputado federal pelo Amazonas e foi responsável por filiar Wilson no partido, dando a famosa “pernada” em Amazonino.

Licitação da Semed 'pode ser direcionada' para beneficiar empresa 'amiga' de Pauderney e David Almeida
Foto: Divulgação

A irmã do prefeito David Almeida, professora Dulce Ester de Almeida Motta, assumiu a pasta.

Um dos primeiros nomes cogitados para a vaga de vice-governador foi do ex-secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis (Avante), que tirou seu time de campo para disputar a eleição. Altervi Moreira, que até então era subsecretário, se tornou titular.

Sabá Reis
Foto: Divulgação

Já a deputada estadual Alessandra Campêlo, que anunciou migração do MDB do senador Eduardo Braga para o PSC, na última quarta-feira (30), também deixou a função de titular da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) para concorrer à reeleição de deputada estadual. Até o momento, nenhuma pessoa foi indicada para a pasta.

Foto: Dhyeizo Lemos/ Semcom

Fiel companheira de Wilson, também poderia ser um nome caso o governador resolva romper a parceria com David; porém, na ala feminina, o nome da secretária municipal de Saúde – Shádia Fraxe – ganhou mais forças nos bastidores, desde que Wilson continue dando as mãos para David.