Brasil – O Botafogo bateu o Atlético-MG por 3 a 1 e conquistou neste sábado (30) o título inédito da Copa Libertadores da América, mas a vitória trouxe mais do que a glória continental.
Com o troféu, o time carioca garantiu vaga no Super Mundial de Clubes de 2025 e no Intercontinental da FIFA, torneio que será realizado já em dezembro deste ano.
O Intercontinental, que ocorre no Catar, é uma competição que reúne os campeões continentais em disputas eliminatórias, com formato distinto do antigo Mundial de Clubes.
O Botafogo, campeão da Libertadores, enfrentará uma fase preliminar antes da semifinal. Na chamada Terceira Fase, o Glorioso enfrentará o Pachuca, do México, no dia 11 de dezembro, no Estádio 974, em Doha. Em caso de vitória, o time de Artur Jorge avançará para a semifinal, onde poderá enfrentar o Al Ahly, do Egito, no dia 14 de dezembro.
Uma grande mudança em relação ao antigo formato do Mundial de Clubes é que o campeão europeu, neste caso o Real Madrid, entrará diretamente na final.
Isso significa que, se o Botafogo superar Pachuca e Al Ahly, poderá disputar o título contra os merengues, no dia 18 de dezembro, em Lusail.
Enquanto o Intercontinental substitui o antigo Mundial de Clubes, o ‘Super Mundial’, programado para ocorrer entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos, será o principal torneio de clubes no futuro.
Ele reunirá os campeões e os melhores ranqueados de cada continente, e o Botafogo, junto com Palmeiras, Flamengo e Fluminense, garantiu sua vaga após o título da Libertadores.
Com informações do Portal Terra.
LEIA MAIS:
- Botafogo vence Palmeiras em São Paulo e continua na briga pelo título
- Botafogo tenta retomar vitórias para manter liderança do Brasileiro
- Flamengo mantém liderança em número de torcedores no Brasil
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.