MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Apps para turbinar os estudos em casa

• Publicado em 31 de dezembro de 2020 – 14:50
Fonte: Pixabay

A preparação para uma prova requer muito estudo. Seja para um teste da escola, da faculdade, do Enem ou para um concurso, é importante estar com o conteúdo em dia. Aulas, livros e anotações são fundamentais para aprofundar no conhecimento sobre determinada disciplina, mas buscar outros meios podem ajudar na preparação para exames.

A tecnologia tem se tornado um apoio para os estudantes. Além das aulas, alunos e alunas podem buscar informações complementares e dicas de exercícios disponibilizadas em aplicativos para celular ou outros dispositivos móveis. A interatividade contribui para a assimilação do assunto e o melhor aproveitamento do conteúdo.

Um amplo universo de apps está disponível na internet e pode ser acessado na palma da mão. Há plataformas que se especializam em matérias de Exatas, Humanas e Biológicas, indicadas especialmente para quem tem dificuldade em alguma dessas áreas ou em disciplinas específicas.

Exatas

Os universitários dos cursos de exatas que precisam entender ou querem reforçar os conceitos de derivadas, cálculo, álgebra, estatística, entre outros temas da área apresentados em sala de aula, podem recorrer ao aplicativo do Responde Aí.

Disponível para Android e iOS, o app traz resumos gratuitos, mais de 1.200 aulas em texto e vídeo, 52 mil atividades resolvidas passo a passo, incluindo exercícios de física, listas e provas antigas das principais universidades do Brasil. Ainda é possível assistir a mais de 100 aulões, que explicam a matéria de forma dinâmica e descontraída em apenas duas horas.

Ciências Biológicas

A primeira dica é o “Back in time”, um dos apps mais elogiados para iPad, vencedor do prêmio WSA Mobile. Ele reúne as informações sobre a história do Universo, da Terra, da vida e da civilização, do Big Bang até atualmente. O conteúdo está organizado em 47 capítulos, com mais de 350 imagens temáticas, 60 animações e vídeos, 40 linhas temporais ilustrativas e 200 fatos interessantes.

Pode ser usado nas aulas de História, Geografia, Ciências e Biologia. Basta instalar e o conteúdo fica disponível no iPad, porque não exige conexão com a internet. Desenvolvido em sete idiomas, entre eles o português de Portugal, o app é pago.

A próxima opção está em inglês, sem versão para o português. No entanto, destacam-se pelo conteúdo que oferecem. O iCell é gratuito e, por meio de uma representação em 3D, permite a visualização do interior das células animais, vegetais e de bactérias. Interativo, ajuda a compreender as estruturas e as funções fundamentais das células. Tem versões para Android, Windows e Apple e pode ser acessado tanto por celulares quanto por desktop.

Português

A Academia Brasileira de Letras disponibilizou há seis anos o aplicativo do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, para tablets e celulares. São mais de 381 mil verbetes atualizados de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, permitindo consultas da grafia e plural corretos, classe gramatical, entre outras informações. A interface é intuitiva. O app está disponível para download no iOS e Google Play.

Desenvolvido pela Estácio, o Quiz de Português disponível para Android e iOS. Ele desafia o usuário por meio de perguntas e respostas sobre as divisões da gramática e as regras gerais de construção textual.

Possui três níveis de dificuldade. O fácil tem dez questões referentes à fonética, morfologia e ortografia. No médio, são 20 questões envolvendo, além dos temas anteriores, a sintaxe oracional. No nível difícil, são 30 questões sobre semântica, estilística, sintaxes de concordância e regência, normas de pontuação e os temas das fases anteriores. Voltado para alunos, educadores e quem está se preparando para provas e concursos.

 

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap