Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Arquivada investigação sobre compra de caixões nas gestões de Amazonino e Arthur

O arquivamento da investigação ocorre por causa da "incidência da prescrição"

Arquivada investigação sobre compra de caixões nas gestões de Amazonino e Arthur

(Foto: Reprodução/Amarassist)

MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) arquivou, no último dia 31, uma investigação que apurava possíveis atos de improbidade administrativa na compra de caixões pela Prefeitura de Manaus nos anos de 2010 e 2014. Os contratos eram referentes às gestões de Amazonino Mendes e Arthur Neto.

De acordo com o MP, o arquivamento da investigação ocorre por causa da “incidência da prescrição”, e os servidores envolvidos nos contratos foram exonerados há mais de cinco anos. O promotor de Justiça Edgar Maia de Albuquerque Rocha também diz que não vislumbrou, nos documentos dos autos, dano ao erário.

Leia mais: Ministério Público investiga compra de caixões na gestão de Arthur Neto

A investigação apurava a possível manipulação de valores e aditivos, bem como supostos pagamentos por urnas funerárias sem a efetiva comprovação da entrega pela antiga Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

‘Máfia dos caixões’

Em 2020, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a opperação “Máfia dos caixões” e prendeu um ex-diretor financeiro da Prefeitura de Manaus que atuava em um esquema de propina para o fornecimento de caixões no serviço público.

De acordo com as investigações, o homem utilizava-se da função que exercia e fazia cobranças indevidas de valores a empresários que forneciam urnas para a respectiva secretaria. O crime ocorria desde 2017.