Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Arraial promove diversão e inclusão para crianças autistas em Manaus

O espaço de possui mais de 6 mil crianças e jovens atendidos por alguma especialidade na zona Oeste da capital.

Arraial promove diversão e inclusão para crianças autistas em Manaus

(Guilherme Pacheco / Semasc)

Manaus (AM) – Com o objetivo de celebrar a diversidade e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência, Social e Cidadania (Semasc), reuniu, nesta sexta-feira (4), as famílias de crianças e adolescentes autistas atendidas no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), durante a 3ª edição do “Arraial do Eamaar” para momentos de descontração e interação com as famílias. O evento aconteceu na sede da unidade, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste.

Gerenciado pela Semasc, o projeto possui mais de 6 mil crianças e jovens sendo acompanhados por alguma especialidade.

“Esse nosso projeto é um sucesso. As crianças autistas não têm habilidade para estar em qualquer canto, devido à dificuldade de adaptação, pensando nisso nós criamos esse arraial da inclusão. Além de pensar nas crianças, também preparamos um mix musical para os pais se divertirem. O trabalho que fazemos aqui é reconhecido como referência, não só no Amazonas, como também em outros Estados. Então, temos que celebrar”, comentou Alexandre Mascarenhas, diretor do Eamaar.

A festa contou também com a participação de diversas atrações culturais, como o grupo de dança de carimbó da Escola Estadual (EE) Desembargador André Vidal de Araújo, grupo de dança das crianças do Eamaar e a tradicional Ciranda Sensação da Raiz. Além disso, também houve apresentações de cantores regionais e os participantes desfrutaram de comidas típicas, lanches diversos e brinquedos para as crianças.

“Estou aqui com os meus dois filhos autistas, que fazem acompanhamento aqui no Eamaar, e eles estão gostando muito da festa, se adaptaram muito bem ao ambiente. Sempre trago eles para os eventos para se divertirem, trabalhar essa questão da inclusão é muito bom. Sou grata pelos meus filhos estarem felizes e poderem contar com um atendimento tão bom”, ressaltou a dona de casa Jéssica Arruda, de 26 anos, que é mãe do Emanuel, de 2 anos, e do Lucas, de 7.

Sobre o Eamaar

O Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy tem como objetivo realizar atendimentos integrais nas áreas de educação, assistência social e saúde, a nível ambulatorial, ofertados a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 meses a 14 anos de idade que são diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

Atualmente a unidade realiza cerca de 400 atendimentos por dia. O local conta com psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física adaptada. Além disso também conta com profissionais de educação como psicopedagogos, pedagogos e professores de educação especial.

Sobre o autismo

O autismo é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento. Esta síndrome faz com que a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões e movimentos repetitivos.

(*) Com com informações da Assessoria