Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Cenário

Arthur poderá ser chamado para depor na Aleam por falhas na pandemia

Caso a Comissão seja instaurada, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto já está entre os possíveis nomes para prestar esclarecimentos

Arthur poderá ser chamado para depor na Aleam por falhas na pandemia

Arthur Neto criticou procedimento realizado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

MANAUS (AM) – Começou a tramitar, na última semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a formação de uma nova CPI da Pandemia para investigar falhas de gestão e suspeitas de corrupção cometidas pelo poder público na pandemia de Covid-19.

A Comissão ainda precisa de duas assinaturas para ser instaurada, no entanto, o nome do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) já é um dos cogitados para prestar esclarecimentos.

Protagonizando mais um capítulo de desentendimentos relacionados ao Hospital de Campanha Gilberto Novaes, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) afirmou que pretende convocar Arthur Neto para depor, caso a CPI seja instaurada.

Como justificativa, o deputado afirmou que os familiares das vítimas da Covid-19 precisam de uma resposta sobre a má condução da pandemia no Estado e na capital.

Leia mais: Beto e Arthur se acusam sobre desvios em hospital de campanha

“Sou favorável à criação da CPI e, desde já, me coloco à disposição para participar dos trabalhos de maneira técnica e imparcial. Em respeito às milhares de vítimas da Covid e seus familiares, o poder público tem a obrigação de explicar ao povo amazonense o porquê do total desastre na condução da pandemia que vimos até aqui. Há muitas perguntas que não podem ficar sem resposta”, declarou o deputado.

Briga por bens

A troca de farpas entre a família Nicolau e Arthur começou com a implantação recorde do Hospital de Campanha.

Em parceria com a Prefeitura de Manaus e a empresa Transire, o próprio deputado foi coordenar e gerenciar o hospital. Na época, a estratégia foi vista por especialista como forma de palanque político, uma vez que Ricardo Nicolau se candidatou a prefeito de Manaus em 2020.

Após o primeiro pico da pandemia, Arthur decidiu desativar o hospital de campanha. Deixando de lado o alerta de uma possível segunda onda, o que se concretizou meses depois. Além de criar alguns conflitos com o grupo empresarial na hora de devolver os equipamentos. Desde então, a família Nicolau passou a acusar publicamente o ex-prefeito de ladrão.

Acompanhe em tempo real através das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.