Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Artigos & Opinião

Qual o significado de sangue na urina ?

O sangramento urinário ( hematúria) é a presença de sangue na urina. Pode ser  identificado a olho nu”, quando o individuo percebe que urinou sangue,  ou somente através do exame de urina, e neste último caso, deve ser confirmado com pelo menos outro exame.

            É um sinal que pode ser decorrente de várias doenças dos rins e/ou do trato genito-urinário (uréteres, bexiga, próstata, uretra), podendo ser benigna ou até mesmo maligna e letal. Pode afetar tanto homens quanto mulheres em qualquer faixa etária; e é também um dos achados mais freqüentes em análise urinária de crianças.

            Alguns pigmentos podem alterar a cor da urina e dar uma “falsa”  impressão de hematúria; beterrabapáprica e ruibarbo são exemplos de alimentos que podem tornar a urina avermelhada.  

            De maneira didática, podemos identificar algumas causas mais frequentes, levando sempre em consideração a idade, sexo e os sinais e sintomas associados. Por exemplo, em crianças, são  comuns as causas inflamatórias benignas , ocasionadas por doenças renais como glomerulonefrites, cujo tratamento é a base de medicações.            

            Em adultos jovens, na faixa etária entre 20 e 40 anos, os cálculos urinários ( pedra nos rins) são frequentemente encontrados. Nas mulheres , a infecção urinária pode vir associada a hematuria.

            Em idosos, fumantes e pessoas com sintomas de dor, emagrecimento ou tumorações , devemos pensar em doenças neoplasicas malignas (câncer de rim, bexiga ou próstata).

            É importante ressaltar que a maioria dos pacientes com hematúria, não possui doenças graves e, portanto, não precisam ficar desesperados.  O sangramento urinário sempre deve ser investigado por um médico, através de consulta, exame físico e a realização de exames específicos conforme a necessidade. Dentre eles, destacam-se os exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia e ressonância nuclear magnética e a uretrocistoscopia (exame endoscópico do trato urinário), realizada por um urologista.

Figura 01 – Exame endoscópico de uretrocistoscopia

O tratamento é realizado de acordo com a causa do problema. Com os atuais recursos da medicina, como por exemplo os procedimentos endoscópicos com a utilização de laser; costuma ser eficaz, não invasivo, com rápida recuperação e sem complicações.

 

Figura 02. Ilustração do trato urinário