Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Artigos

Agora ficou mais fácil encontrar um cardiologista em Manaus

Conheça a especialidade médica e o perfil dos profissionais que atendem em Manaus

Agora ficou mais fácil encontrar um cardiologista em Manaus

Hands holding smartphone device at gym. near the window

A cardiologia é a especialidade médica que diagnostica e realiza o tratamento das doenças cardiovasculares e de outros componentes do sistema circulatório.

O que faz o médico cardiologista?

O médico com especialização em cardiologia é o responsável por diagnosticar doenças que acometem o coração e sistema circulatório, bem como realizar exames, prescrever medicamentos e tratamentos e, quando necessário, indicar ou realizar cirurgias.

Sobre a cardiologia: história e curiosidades

Até o século XX, os problemas cardiovasculares e respiratórios apresentavam um baixo índice entre a sociedade, a doença cardíaca quase não existia na época, consequentemente pela alimentação saudável e menor taxa de sedentários entre a população, portanto, a cardiologia era somente uma matéria em Clínica Médica.

Em 1920, com o processo de desenvolvimento industrial e o crescimento populacional desordenado, várias doenças cardíacas foram aparecendo por conta das mudanças de hábitos da população, tornando cada vez mais primordial o papel do cardiologista.

Foi a partir de 1950, com o avanço das tecnologias, que surgiram os equipamentos médicos avançados e as pesquisas aprofundadas sobre o assunto, tornando os diagnósticos médicos completos.

Principais doenças cardiovasculares

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dados mostram que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo inteiro. Somente no Brasil, aproximadamente 300 mil pessoas por ano são levadas a óbito por falta de atenção com a saúde do coração. Séries de doenças afetam o órgão prejudicando seu pleno funcionamento.  Conheça as doenças mais comuns:

  • Angina: causada pela interrupção da passagem de sangue para o coração, afetando o recebimento de oxigênio e nutrientes para pleno funcionamento. Seus principais sintomas são desconforto, forte dor ao centro do peito e queimação acima do tórax.
  • Arritmia: causada pelo distúrbio do ritmo cardíaco, quanto aos batimentos acelerados (taquicardia) e lentos (bradicardia). A arritmia pode ser motivada pelo ataque cardíaco, diabetes, alcoolismo, uso de drogas, estresse, etc.
  • Ataque cardíaco (infarto do miocárdio): causada pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco por obstrução da artéria coronária (circulação do sangue nos vasos sanguíneos do músculo cardíaco). Seus principais sintomas são falta de ar, sudorese (liberação de suor), mal-estar, dor no peito e na cabeça.
  • Insuficiência cardíaca: causada pela perda de força do coração para o bombeamento de sangue ao corpo. A insuficiência cardíaca pode ser definida como sistólica ou diastólica, quando o músculo cardíaco não consegue ejetar o sangue para fora e ou quando o músculo não se enche suficientemente de sangue.
  • Hipertensão: causado pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, alterando a atividade normal do coração para que o sangue seja distribuído no corpo. Seus principais sintomas são dores no peito e na cabeça, tonturas, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
  • Sopro no coração: causada pela passagem de sangue por um orifício menor do que deveria. O sopro pode ser congênito ou aparecer com mais idade com a perda de alguma válvula sanguínea.
  • Cardiopatia congênita: causada pelas alterações no coração da criança ainda na gestação. Existe a cardiopatia leve e a grave, no segundo caso, cirurgias ou transplante de coração podem ser necessários.
  • Endocardite: causada pela inflamação que reveste internamente o coração quando fungos ou bactérias penetram as correntes sanguíneas.

Principais fatores de risco para doenças cardiovasculares

Os fatores de risco mais comuns que deixam em risco o bem-estar cardíaco são:

  • Sedentarismo
  • Má alimentação 
  • Aumento da pressão arterial
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Alcoolismo
  • Diabetes descontrolada
  • Tireoide desregulada

Logo, ao evitarmos os fatores de risco ou quando identificados e corrigidos precocemente, seja com com melhora nos hábitos ou com medicamentos, o risco de adoecimento cardiovascular se reduz, essa é a evidência.

O diagnóstico e tratamento para doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares podem ser evitadas consultando-se com um médico cardiologista regularmente. Realização de exames de rotina são essenciais para a prevenção dessas doenças, como as análises de sangue, EKG/ECG (eletrocardiogramas), teste do esforço, ecocardiografia, tomografia computadorizada, entre outros. 

Não esqueça! As mudanças nos hábitos alimentares são importantes para se ter uma vida saudável e completo bem-estar.

Como encontrar um cardiologista em Manaus?

Se você ainda não encontrou um cardiologista para cuidar de sua saúde, o ipok pode ajudar: a plataforma conta com profissionais cardiologistas  em Manaus disponíveis para a sua necessidade. Baixando o aplicativo ipok você pode marcar sua consulta através do celular, no tempo e no horário que você deseja e parcelar em até 6x no cartão de crédito. A plataforma chegou para facilitar a sua vida aliada à tecnologia.  

Lembre-se! É sempre melhor a prevenção do que a doença.

Confira o perfil de alguns profissionais que atendem em Manaus

Aline Brasil Aranha

Bernardo Medeiros Carvalho

Carina Veras Antonio De Oliveira

Felipe Augusto Ferreira Vitorio

Ronaldo Pinto Pereira

Simão Gonçalves Maduro

Tales Esper Venâncio

Leilian De Souza Amorim

Luciane Alves Da Rocha Amorim