Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Asteroide de 2 toneladas atinge a Terra e explode sobre Tefé, no Amazonas

As informações são da NASA e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon); instituição recebeu relatos de uma grande bola de fogo vista na região, no último domingo

Asteroide de 2 toneladas atinge a Terra e explode sobre Tefé, no Amazonas

Foto: reprodução

Um asteroide de 2 toneladas, considerado pequeno, atingiu a Terra no último domingo (3) e explodiu sobre o município de Tefé, no interior do Amazonas. As informações são da NASA e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). A instituição recebeu relatos de uma grande bola de fogo vista na região central do Estado.

Imagens de câmeras de seguranças registraram o momento em que um ‘bólido’, ou seja, um meteoro luminoso passa pelo céu da cidade. A gravação, porém, não foi divulgada.

De acordo com Bramon, o evento observado em Tefé foi tão energético que gerou um intenso flash de luz que foi percebido pelo satélite GOES-16, a 32 mil km de altitude. O GOES-16 tem um sistema de mapeamento de relâmpagos, que detecta os flashes gerados por eles durante as tempestades. Eventualmente ele também detecta os flashes causados pela passagem atmosférica de pequenos asteroides, como foi o caso deste impacto observado no Amazonas. 

Leia mais: Governo do Estado realiza Feirão do Pescado com peixes a partir de R$ 8,90 o quilo

Dados da Nasa apontam que o asteroide atingiu nossa atmosfera a 71 mil km/h, com energia equivalente a 95 toneladas de dinamite. Isso equivale ao impacto de um asteroide com cerca de 1 metro e 2 toneladas de massa.

Ainda de acordo com Bramon, apesar de ser um evento bastante energético, impactos desta magnitude não representam risco algum para a população em solo. Em razão da atmosfera terrestre, asteroides desse tamanho são, em grande parte, vaporizados bem acima do solo. Os fragmentos que eventualmente resistem à passagem atmosférica, chegam ao solo inofensivos, com tamanho e velocidade bem reduzidas.

(*) Com informações do site Bramon