Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Esportes

Atleta indígena do AM integra equipe brasileira no Mundial de Wakeboard 

Conhecido como 'Jajá do Wake', o atleta está entre as estrelas do esporte aquático que participam do campeonato em Belo Horizonte

Atleta indígena do AM integra equipe brasileira no Mundial de Wakeboard 

Aos 17 anos, ele já conquistou o título de vice-campeão mundial de Wakeboard (Foto: Reprodução/ Instagram)

Manaus (AM) – O atleta indígena amazonense, Jair Souza, mais conhecido como “Jajá do Wake”, é um dos brasileiros que disputa o Campeonato Mundial de Wakeboard neste fim de semana. Principal evento da modalidade no país, o campeonato iniciou na sexta-feira (05), na Lagoa dos Ingleses, em Belo Horizonte, e encerra neste domingo (07).

Jajá é da etnia Karapãna e foi criado da zona Oeste de Manaus. Aos 17 anos, ele já conquistou o título de vice-campeão mundial de Wakeboard em 2022, na Itália. Para participar do campeonato, ele contou com o apoio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

O Mundial é promovido pela Agência DIBBRA, em parceria com a Associação Brasileira de Wakeboard (ABW) e a International Waterski & Wakeboard Federation (IWWF) e reuni estrelas do esporte aquático, como o japonês Shota Tezuka, os argentinos Kai e Ul Ditsh.

Entre os destaques nacionais está o atleta indígena, o mineiro Henrique “Ganso”, Pedro Guaru – vencedor em 2022, Mariana Nep, que já tem vaga garantida nos Jogos Pan Americanos do Chile, em outubro deste ano.

O evento abriga também o Brasil Wake Open, cujo vencedor da categoria PRO masculina também representará o país nos jogos do Chile. No domingo (7) a premiação do campeonato está prevista para 16h.

Títulos

Treinando há 12 anos, o amazonense já conta com 23 títulos em sua carreira, atualmente mora em São Paulo, e treina na Marreco Wake School (MWS). Além do Pan, em setembro de 2021, o atleta conquistou o 1º lugar do Campeonato Latino Americano de Wakeboard, na Colômbia. Venceu também a Copa Fefig Wakeboard & Wakesurf, em Ibiúna – categoria pró.

LEIA MAIS: