Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Ato público reivindica aumento de 10% aos professores da Semed

Ato público reivindica aumento de 10% aos professores da Semed

O Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) realizou na manhã desta quinta-feira, 3, um ato público em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul de Manaus, em menção à Campanha Salarial pelo aumento real de 10% sobre a remuneração da categoria.

Professores da Semed iniciam campanha salarial (Arquivo/Facebook/Asprom)

Segundo o presidente da Asprom Sindical, Lambert Melo, além do reajuste,  a pauta de reivindicações da entidade prevê 20 itens relacionados à valorização da carreira do Magistério. Ele disse que a data-base da categoria (data de reposição salarial) estava marcada para o dia 1o de maio, última segunda-feira.

Sindicalistas alegam que no ano passado a categoria não teve reajuste. Em 2016, segundo a Asprom, houve aumento salarial, mas foi pago de forma parcelada.

Este ano, os professores informaram que a Prefeitura de Manaus  aprovou o reajuste de 3%, mas eles pedem 7% a mais. Um dos argumentos é que a Semed recebeu  aumento de 40% no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A Asprom criou uma comissão de professores para entrar, hoje, na Semed e iniciar as negociações em torno da pauta da categoria. Outra reivindicação do grupo é o aumento de 100% no ticket-alimentação, benefício que, de acordo com os professores, está suspenso há dez anos.

Procurada, a Semed informou que vai se pronunciar sobre o assunto por meio de nota à imprensa.