Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Atrasados, deputados estendem sessão para votar projetos parados há semanas na Aleam

Os deputados precisam zerar as propostas antes do recesso parlamentar, previsto para ocorrer nesta sexta-feira

Atrasados, deputados estendem sessão para votar projetos parados há semanas na Aleam

Foto: Alberto César Araújo/Aleam

MANAUS (AM) – Às vésperas de encerrar os trabalhos legislativos devido ao generoso recesso parlamentar, os deputados estaduais precisaram estender a sessão legislativa desta quarta-feira (15), para zerar a pauta de projetos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

De acordo com o regimento interno da Assembleia Legislativa, os deputados possuem o direito de usufruir de dois recessos parlamentares durante o ano. O primeiro ocorre logo após o primeiro semestre e dura em torno de 15 dias, já o segundo é mais extenso, permitindo que os deputados fiquem de férias por 45 dias.

Leia mais: Deputados reajustam para R$ 3,5 mil auxílio-saúde de desembargadores do TJAM

Os deputados estaduais devem fechar as portas da Assembleia Legislativa a partir da próxima semana e retornar aos trabalhos plenários somente em fevereiro. Porém, para encerrar os trabalhos é necessário zerar os projetos e realizar todas as votações previstas na casa legislativa.

Neste ano, os deputados deixaram de realizar votações em diversas semanas e esvaziaram o plenário por pelo menos três meses durante as quintas-feiras. O reflexo da ausência dos deputados foi notório no excesso de projetos travados na Assembleia, durante a sessão, os parlamentares tiveram que votar mais de 100 Projetos de Lei, PEC’s e requerimentos.

O acúmulo de projetos fez com que o presidente da Casa, Roberto Cidade invertesse a pauta e retirassem o pequeno e grande expediente da sessão plenária desta quarta. Mesmo assim, a votação das propostas se estendeu em uma parte extra realizada durante a tarde.

Com tantos projetos a serem debatidos e votados, os deputados adiaram para a próxima quinta-feira (16), a votação da Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA) para definir o orçamento do Governo Estadual no próximo ano.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter