Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cidades

Atrasados do Enem: estudantes de Manaus alegam confusão com fuso horário

Candidatos precisaram correr para chegar a tempo no local de prova

Atrasados do Enem: estudantes de Manaus alegam confusão com fuso horário

(Foto: Portal AM1)

MANAUS – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 está sendo realizado neste domingo (13) em todo o país e, como sempre, teve gente que acabou se atrasando e precisou correr para chegar a tempo no local de prova.

No Amazonas, são mais de 79 mil inscritos, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os portões abriram 11h da manhã e fecharam às 12h, horário local, mas muitos estudantes alegaram atraso por conta do fuso horário, já que Manaus está a uma hora de diferença de Brasília.

Leia mais: Amazonas registra 79 mil inscritos no Enem; confira horários e locais de prova

Por isso, a movimentação dos inscritos na chegada dos locais de prova foi bastante intensa até mesmo nos últimos minutos. A reportagem do Portal AM1 flagrou vários estudantes chegando a pouco minutos dos portões se fecharem, na Universidade Nilton Lins, na zona Centro-Sul da cidade.

Redação

O tema da redação deste ano, que está sendo aplicada no primeiro domingo de provas, é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em suas redes sociais.

Leia mais: Enem 2022 recebe mais de 3 milhões de inscrições

No Brasil, são mais de 3,3 milhões de inscritos para as provas que acontecem nos dias 13 e 20 de novembro. No Enem, existem dois formatos de prova. Segundo o Inep, nesta edição, dos 79 mil amazonenses inscritos, 1.905 realizarão os questionários na versão digital.