
Energia - Foto: Divulgação/ Aneel
Brasília (DF) – Apesar da atual preocupação com o crescimento da cobrança na conta de luz a partir de abril, os estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil não estão inclusos no aumento.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existe uma movimentação do Ministério de Minas e Energia (MME) para que as contas não fiquem mais caras nas regiões que compram da Usina de Itaipu, localizada no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Centro-Oeste, Sudeste e Sul podem ser afetados diretamente com o aumento da tarifa.
Por que a conta de luz vai aumentar?
A motivação para o “extra” na conta de energia dos brasileiros está relacionado a um acordo do Brasil feito em 2024, com o Paraguai, que também é abastecido pela Itaipu.
Para diminuir a cobrança dos brasileiros, foi decidido um valor “x” maior para país vizinho. Em julho, houve a manutenção da tarifa de Itaipu, definida pela ANEEL com bases nos acordos entre os países, e o Paraguai arcaria com US$ 19,28 por kW/mês até 2026.
Na última semana, a ANEEL e o Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniram para tratar da manutenção da tarifa, e uma proposta foi encaminhada à Casa Civil, os órgãos ainda “aguardam uma decisão sobre o assunto”.
Em entrevista ao Portal AM1, o economista César Bergo afirmou que as movimentações podem colocar em risco o fechamento das contas de milhares de brasileiros.
“A coisa vem sendo levada há algum tempo tanto nos campos diplomáticos quanto no técnico. De fato, de uma hora pra outra, para não faltar energia no Brasil pode acontecer que o consumidor seja obrigado a pagar, pois sabemos que a Itaipu é responsável por grande parte a energia no Brasil”, pontuou o especialista.
LEIA MAIS:
- Saiba o que é o bônus na conta de luz que ajudou a segurar a inflação
- Reservatórios cheios garantem bandeira verde na conta de luz em fevereiro
- Extrema seca: deputado do AM pede isenção da conta de luz para comunidades ribeirinhas
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.