Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Mundo

Autoridades de saúde da China atacam OMS após suspeita de origem da covid

Os comentários da OMS foram "ofensivos e desrespeitosos", disse o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China

Autoridades de saúde da China atacam OMS após suspeita de origem da covid

OMS acredita que governo chinês esconde informações (Foto: Reprodução/ Euronews/ Youtube)

CHINA – As autoridades de saúde da China defenderam sua pesquisa em busca da origem do vírus da Covid-19 e atacaram neste sábado (8) a Organização Mundial da Saúde (OMS), depois que seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que Pequim deveria ter compartilhado informações genéticas antes.

Os comentários da OMS foram “ofensivos e desrespeitosos”, disse o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, Shen Hongbing. Ele acusou a OMS de “tentar difamar a China” e disse que deveria evitar ajudar outros a “politizar a Covid-19”.

“Como um país responsável e como cientistas, sempre compartilhamos ativamente os resultados da pesquisa com cientistas de todo o mundo”, afirmou Shen em entrevista coletiva

Tedros Ghebreyesus, da OMS, disse em 17 de março que o material genético recém-divulgado reunido em Wuhan, na China, onde os primeiros casos foram detectados no final de 2019, “deveria ter sido compartilhado há três anos”.

A maior parte da comunidade científica acredita que o coronavírus surgiu a partir de um animal que o transmitiu para um ser humano, provavelmente no mercado de Huanan na cidade de Wuhan, no centro-oeste da China.

Cientistas e dirigentes americanos, no entanto, defendem a hipótese de uma fuga em um laboratório na mesma localidade. A China se opõe a esta teoria, porém, por muito tempo, também negou que houvesse animais capazes de transmitir o vírus no mercado de Huanan.

(*) Com informações da Agência Estado

LEIA MAIS: