Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

Base governista critica composição da ‘CPI da Saúde’ na Assembleia

Parlamentares de base e oposição divergem sobre investigação para apurar desvios de dinheiro público na saúde do Amazonas.

Base governista critica composição da ‘CPI da Saúde’ na Assembleia

Foto: Hudson Fonseca/ALEAM

Alguns deputados da base governista voltaram a criticar, nesta quinta-feira, 18, a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, também chamada de ‘CPI da Pandemia’, instalada há mais de um mês na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para investigar gastos do Estado no setor da saúde.

O deputado Felipe Souza (Patriotas), além de criticar a escolha dos membros da CPI e dos critérios para desempate no grupo de líderes partidários, também colocou, novamente, pontos negativos em relação ao cumprimento do Regimento Interno da Aleam.

Leia mais: Felipe Souza diz que não pediu ao TJ-AM a suspensão da ‘CPI da Saúde’

“Ingressei com o mandado de segurança junto à Justiça no dia 2 de junho, no inicio da CPI. Alertei a esta Casa Legislativa, alertei Vossa Excelência (Josué Neto), alertei a todos os colegas que a formação da CPI estava eivada de erros, ela descumpria Regimento Interno desta Casa. Eu não sei o que custa a esta Casa cumprir o seu próprio Regimento”, criticou.

O parlamentar, inclusive, foi o autor do Mandado de Segurança aceito pela Justiça Estadual, na última terça-feira, 16, que determinou a suspensão temporária dos trabalhos da CPI, tendo em vista a ocorrência de erros na composição dos membros da Comissão.

Leia mais: Desembargador vê ilegalidade na indicação de membros da ‘CPI da Saúde’

Em seguida, a deputada Alessandra Campêlo (MDB), que minutos antes já havia discutido com o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB), também voltou a criticar a CPI, além de dizer que vem sendo atacada por fake news.

“O senhor sabia, deputado Felipe, que o senhor pode estar salvando a CPI? Porque qualquer pessoa indiciada nos depoimentos, até agora, elas vão poder recorrer, porque a CPI estava montada de forma errada. E aí, deputado, é que vem a minha desconfiança na formulação dessa CPI. Por que propositalmente fazem a CPI de forma errada? É para proteger alguém”, afirmou Alessandra.

Leia mais: ‘Vossa Excelência é acostumada a tumultuar’, dispara Josué contra Alessandra

Minutos depois, o deputado Josué Neto, por sua vez, defendeu os trabalhos que vêm sendo feitos pelos deputados membros da CPI da Saúde. Segundo ele, a Comissão também vem sendo aprovada pela população do Amazonas.

“A CPI não vai acabar em pizza, a população está aprovando… A Aleam foi a primeira instituição a tomar alguma atitude em relação à saúde do Estado, principalmente durante a pandemia. Eu quero dizer o contrário, quero parabenizar os deputados membros da CPI pelo trabalho”, disse Josué.