Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

‘Método Vanessa’ será avaliado pelo Ministério da Saúde

'Método Vanessa' sem intubação é utilizado no Hospital de Campanha da Prefeitura de Manaus em parceria com o grupo Samel e o instituto Transire

‘Método Vanessa’ será avaliado pelo Ministério da Saúde

(Foto: Divulgação/ Samel)

Em visita ao Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, na zona Norte da capital, o ministro da Saúde, Nelson Teich anunciou a vinda de grupo do MS para avaliar os benefícios do “Método Vanessa”, usado para tratar os pacientes com covid-19, em Manaus.

Ele esteve, na tarde desta segunda-feira, 4, na unidade de saúde a convite do prefeito Arthur Virgílio Neto. 

“Nós já tínhamos conhecimento sobre a metodologia e já estamos trabalhando para trazer um grupo para ajudar a identificar ainda mais os benefícios para poder definir os próximos passos. Esse é um trabalho de todo mundo e é fundamental que se trabalhe as diferenças, buscando eficiência e velocidade”, adiantou o ministro da saúde.  

Sem invasão

O método sem intubação é mantido na unidade hospitalar pela Prefeitura de Manaus em parceria com o grupo Samel e o instituto Transire.

Segundo informações do Executivo Municipal, 113 pessoas internadas com Covid-19 já receberam alta após uso do método.

Na segunda-feira, 04, foram 30 liberações.

Teich esteve na unidade, na tarde desta segunda, cumprindo agenda na capital amazonense.

No local, ele conversou sobre estratégias e ações imediatas no combate e tratamento da doença.

Além disso,  citou a discussão para implantar um programa de atendimento dedicado aos indígenas no Hospital de Campanha. 

“Em Manaus, eu conheci lugares muitos bons, mas que precisam melhorar para cuidar das pessoas, mas isso não é um problema local, mas do país e do mundo. Nossa meta hoje é fazer com que o serviço seja cada vez melhor e mais eficiente para os pacientes, é um trabalho de time que deve ser feito com velocidade”, reforçou o ministro.

Prefeito entregou demandas

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto avaliou como positivo o encontro com Teich.

“O ministro sai daqui com uma avaliação bem perto sobre o real quadro de saúde no Amazonas. Explicamos o que é o nosso Hospital de Campanha e o saldo que ele tem entre salvar vidas ou perdê-la é satisfatório. A conversa foi boa e respeitosa, gostei do que ouvi”, disse Arthur.

O prefeito também contou que fez ao ministro reivindicações possíveis de serem atendidas, que incluem equipamentos para abertura de novos leitos, médicos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos.

“Queremos ajuda para tocarmos tanto na assistência básica quanto na de alta complexidade”, reforçou.

Visita do Ministro da Saúde, Nelson Teich, ao Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes

Publicado por Arthur Virgílio em Segunda-feira, 4 de maio de 2020