
(Foto: Alan Santos/PR/Fotos Públicas.com)
Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, na tarde deste domingo (21), que não buscará a reeleição em 2024. A decisão veio após intensa pressão dos membros do Partido Democratas, já que o presidente apresentou comportamentos estranhos em público como esquecimento. Além disso, no último debate contra o seu oponente, ex-presidente Donald Trump, Biden não conseguiu obter pontos positivos, enquanto o seu adversário só cresce.
O anúncio foi feito por meio de uma carta divulgada nas redes sociais de Biden, no Instagram. “Por enquanto, quero expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tão fortemente para me ver reeleito”, disse o presidente em um trecho da carta.
Biden também informou que fará um pronunciamento à nação ainda esta semana, onde fornecerá mais detalhes sobre sua decisão.
Leia a nota na íntegra
“Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, o povo americano. Juntos, superamos uma pandemia que só existia uma vez no século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo.
Foi a maior honra da minha vida servir como seu Presidente. E, embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que seja do interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente no cumprimento de minhas obrigações como presidente pelo restante do meu mandato.
Falarei com a Nação ao longo desta semana com mais detalhes sobre minha decisão.
Por enquanto, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam arduamente para que eu fosse reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E permitam-me expressar minha sincera gratidão ao povo americano pela fé e confiança que depositaram em mim.
Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que os Estados Unidos não possam fazer – quando fazemos isso juntos. Só precisamos nos lembrar de que somos os Estados Unidos da América”.
Apoio
Após divulgar a sua decisão, Joe Biden também compartilhou uma fotografia em que caminha junto de Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, postagem na qual ele a indica para assumir a candidatura e derrotar Donald Trump.
“Hoje quero oferecer todo o meu apoio e apoio para que Kamala seja o nomeado para o nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump”, afirma o presidente americano.
LEIA MAIS:
- Obama diz a aliados que chance de Biden se reeleger é cada vez menor
- Biden pode reavaliar candidatura? Entenda
- Biden diz que está rezando por Trump e sua família após atentado
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.