Manaus, 7 de dezembro de 2024
×
Manaus, 7 de dezembro de 2024

Manchete

Bloco do Caldeira dá tom saudosista ao Carnaval de rua de Manaus

Bloco do Caldeira dá tom saudosista ao Carnaval de rua de Manaus

Tradicional ponto de encontro da velha guarda do samba, boêmios e até mesmo turistas, o Bar do Caldeira, local visitado por Vinícius de Moraes na década de 1970, realiza, desde 1973, seu bloco de Carnaval. O que era restrito aos frequentadores, tomou proporções de Carnaval de Rua e há cinco anos reúne uma multidão na rua José Clemente. Nesta segunda de Carnaval, 27 de fevereiro, a expectativa é de que até 40 mil pessoas passem pelo local, segundo a organização.

Bloco do Caldeira/Manaus/Semcom

“Apoiamos o Bloco do Caldeira há quatro anos, por meio dos nosso editais, assim como as demais bandas e blocos que fazem a tradição dos festejos de rua em Manaus. Este ano temos cem eventos acontecendo desde o último dia 10 e que se estendem até 12 de março. A Prefeitura de Manaus entende que as manifestações populares fazem parte do contexto histórico-cultural da cidade e que geram impacto positivo na economia”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula.

De acordo com Carbajal Gomes, proprietário do Caldeira, a marchinha oficial deste ano exalta o bar como um dos patrimônios do Centro Histórico que contribui para a valorização desta região na cidade. “Fizemos o samba-exaltação ‘Bar Caldeira: patrimônio cultural’, que fala das maravilhas do nosso Centro Histórico e de como o bar, assim como ações como  o Passo a Paço, vêm resgatando o valor cultural desta parte de Manaus”, explicou.

Frequentador do Caldeira há 40 anos, Armando Viana, não deixou de marcar presença no dia em que o bar reúne a maior quantidade de pessoas. “Vim com o grupo de amigos que são amigos do Caldeira também e que acompanha a história desse lugar . Alugamos cadeiras de praia e estamos bem confortáveis vendo a banda passar. Não tem coisa melhor”, brincou.

Confete, serpentina e pessoas fantasiadas começaram a encher a sua quando Kátia Maria, Celestina Maria, Graça Silva e Nazaré Lacute, as Divas Caldeirenses, abriram a festa ao som de marchinhas clássicas como “Abre-alas” e Sassaricando. Serginho Queiroz e banda animou o início da noite com muita MPB. A festa segue com Pororoca Atômica, Demônios da Tazmania e bateria da Mocidade Independente de Aparecida.