Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Política

Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como ministro da Educação

Decotelli, oficial da reserva da Marinha, vai suceder Abraham Weintraub, que foi demitido da pasta na semana passada após uma série de desgates com o STF

Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como ministro da Educação

Foto: Divulgação/ MEC

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou o ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Decotelli, 67, para ser ministro da Educação.

“Informo a nomeação do Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação. Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, disse o presidente.

Decotelli, oficial da reserva da Marinha, vai suceder Abraham Weintraub, que foi demitido da pasta na semana passada, após uma série de desgastes com o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é o primeiro ministro negro do governo Bolsonaro.

O nome de Decotelli recebeu apoio da ala militar, sobretudo de almirantes. Teve também a simpatia do ministro da Economia, Paulo Guedes.

É considerado de perfil conciliador e moderador por pessoas próximas. Ele comandou o FNDE de fevereiro de 2019 até agosto do ano passado.

Mais cedo, Bolsonaro comunicou Renato Feder, secretário de Educação do Paraná, de que ele estava fora do páreo nesta quinta-feira, 25. O secretário se reuniu ao menos duas vezes com o presidente.

Um dos motivos que levaram o secretário a desidratar na bolsa de apostas foi o fato de ele ter sido um dos doadores da campanha de João Doria (PSDB-SP) ao governo de São Paulo em 2018.

 

(*) Com informações da Folhapress