Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Bolsonaro cita Deus e se caracteriza de índio ao receber medalha indigenista: ‘somos irmãos’

Bolsonaro ainda disse que o evento 'bem demonstra para o mundo todo o carinho e o respeito' que o governo federal tem pelos povos indígenas

Bolsonaro cita Deus e se caracteriza de índio ao receber medalha indigenista: ‘somos irmãos’

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Brasília, DF – Homenageado com a Medalha do Mérito Indigenista, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se mostrou agraciado com a medalha entregue nesta sexta-feira (13). Em discurso, o presidente citou o cristianismo e se caracterizou como um “verdadeiro cacique” na cerimônia.

“Me sinto [sic] muito feliz com este cocar graciosamente ofertado a mim. Somos exatamente iguais. Todos nós viemos à Terra pela graça de Deus”, iniciou Bolsonaro. A homenagem aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília, onde Bolsonaro teve contato com indígenas, cumprimentou crianças e ainda pôde assistir a uma apresentação de uma dança tradicional de índios da etnia Parecis, de Mato Grosso.

Leia mais: Vídeo: Cabo Daciolo alfineta Bolsonaro, Lula e Moro: ‘estão a serviço dos banqueiros’

“O que nós sempre quisemos foi fazer com que vocês se sentissem exatamente como nós. O dom, a possibilidade de fazer o bem ao próximo não tem preço. Vocês chegaram aqui bem antes de nós, mas cada vez mais nos integramos. Tenho certeza que, ao longo dos últimos três anos, nos aproximamos muito, mas muito mais que em tempos anteriores”, prosseguiu o mandatário em discurso.

Bolsonaro ainda disse que o evento “bem demonstra para o mundo todo o carinho e o respeito” que o governo federal tem pelos povos indígenas. “Nós os queremos ao nosso lado, queremos que vocês façam em suas terras o que nós fazemos nas nossas”, comentou.

Leia mais: Em Manaus, Ciro Gomes diz que Bolsonaro cometeu crime contra a ZFM: ‘coloquem as barbas de molho’

“Viemos do mesmo lugar, do criador. E no futuro voltaremos para ele também. Nessa passagem pela Terra, vamos buscar cada vez mais levar felicidade a vocês. Dizer a vocês que nós somos irmãos, somos amigos, não somos diferentes”, concluiu.

A medalha entregue ao presidente e a outras autoridades é “como reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas”.

(*) Com informações do Metrópoles