Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cidades

Bombeiros encontram mais um corpo do naufrágio no Amapá

Embarcação se encontra submersa a cerca de 15 a 16 metros de profundidade. No total, cinco corpos foram resgatados pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amazonas

Bombeiros encontram mais um corpo do naufrágio no Amapá

(Divulgação)

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontraram, na tarde desta quarta-feira, 11, mais uma vítima do naufrágio da embarcação Anna Karoline III, que naufragou no último dia 29 de fevereiro deste ano com cerca de 60 pessoas. Até o momento, mais de 32 corpos já foram encontrados.

Veja também: Embarcação com cerca de 60 pessoas naufraga no Amapá

O corpo da vítima estava preso em um dos banheiros da embarcação e os amazonenses tiveram bastante dificuldade, mas conseguiram fazer a remoção com êxito. No total, cinco corpos foram resgatados pelos mergulhadores do CBMAM.

Profundidade e equipamentos

A profundidade onde a embarcação se encontra submersa é de 15 a 16 metros. Os Bombeiros do Amazonas mergulham utilizando roupas de neoprene, nadadeiras, cinto de lastro, compressores de ar, mangueiras (narguilé) e máscaras de mergulho full-face que permitem a comunicação por voz com a equipe de segurança em superfície.

Veja o vídeo: 

O naufrágio

O navio Anna Karoline 3 naufragou na madrugada de sábado, 29 de fevereiro, nas proximidades da Boca do rio Jari, no Sul do Amapá, que banha os estados do Pará e do Amapá, e deságua no rio Amazonas.

A embarcação saiu por volta das 18h de sexta-feira, 28, de Santana, no Amapá, em direção a Santarém, no Pará. A viagem entre as duas cidades dura, em média 36 horas. A previsão de chegada em Santarém era às 6h de domingo (1º).

No entanto, a viagem foi interrompida próximo à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari, no Rio Jari. A região fica a 130 km de Macapá, em um local de difícil acesso e comunicação – o chamado de socorro foi feito às 5h, e o helicóptero de resgate do governo do estado só chegou ao local por volta das 14h de sábado.

O Corpo de Bombeiros afirmou que não há um número oficial de vítimas, pois a embarcação não tem uma lista de passageiros para orientar as buscas, mas acredita-se que estavam sendo transportadas no mínimo 60 pessoas.

Em nota, a Marinha do Brasil informou que um inquérito civil foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.