Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Brasil

Brasil e Paraguai intensificam combate a crimes transfronteiriços

Operação Ágata ataca contrabando, narcotráfico e garimpo ilegal

Brasil e Paraguai intensificam combate a crimes transfronteiriços

Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

Brasil e Paraguai decidiram somar esforços para combater o crime organizado transfronteiriço. Pela primeira vez, as forças de segurança dos dois países deflagraram, de forma coordenada, as duas já tradicionais operações repressivas: a brasileira Ágata e a paraguaia Basalto.

Leia mais: Prazo para instituições aderirem ao ProUni termina nesta sexta

A ação combinada foi deflagrada na mesma semana em que, por iniciativa do Paraguai, representantes de sete países-membros do Fórum para o Progresso e Integração da América do Sul (Prosul) aprovaram uma declaração reafirmando o compromisso conjunto de incrementar as iniciativas regionais de enfrentamento aos ilícitos transnacionais.

Leia mais: Base Fluvial Arpão chega a Coari para reforçar combate ao narcotráfico

Durante a abertura da 7ª Reunião de Chefes de Estado e de Governo e Altas Autoridades do Prosul, dessa quinta-feira, (21), na cidade de Luque, no Paraguai, o presidente Mário Abdo Benítez discursou a respeito da importância da iniciativa.

A iniciativa paraguaia também conta com a participação de servidores do Ministério do Interior, da Polícia Nacional e da Unidade Interinstitucional de Combate ao Contrabando.

*Com informações da Agência Brasil