Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Brasil

Brasil recebe 10,9 milhões de vacinas na semana em que cidades ficaram sem doses

Na semana em que centenas de cidades pararam a imunização por falta de doses, sobe a pressão por mais vacinas no Ministério da Sáude

Brasil recebe 10,9 milhões de vacinas na semana em que cidades ficaram sem doses

(Foto: Valdo Leão / Semcom)

BRASIL –  Após iuma semana com interrupções de imunização por todo o País, o Brasil recebe entre sexta-feira (30) e este domingo (2)  10,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. A informação é do ministério da Saúde. Sexta foram entregues 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

Hoje (1º), está prevista a chegada de 220 mil doses da Oxford/AstraZeneca importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste domingo, uma nova remessa desse imunizante, também obtida junto ao consórcio Covax Facility, chega a São Paulo, com mais 3,8 milhões de doses. Com isso, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio anunciados pelo Ministério da Saúde.

Leia mais: Inédito! Empresário recebe transplante de pulmão após Covid

O balanço foi apresentado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento feito hoje em Brasília e transmitido pelos canais da pasta. Não houve abertura para perguntas de jornalistas.

Fiocruz

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, disse que a fundação atingiu a capacidade de produção de 1 milhão de doses por dia e que já tem ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) suficientes para a primeira leva prevista, de 100,4 milhões.

Nísia disse que foi finalizada a estrutura para produção da vacina. Contudo, esta ainda deverá ser passar por processos de análise e certificação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).