Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cenário

Caciques políticos disputam o amor de Manaus nas redes sociais

Caciques começaram a relembrar aos habitantes de Manaus quem eles são e o que já fizeram, vislumbrando o pleito eleitoral de 2022

Caciques políticos disputam o amor de Manaus nas redes sociais

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – O aniversário é de Manaus, mas quem disputa para dar o melhor desejo de parabéns são os políticos que querem ser “os donos do coração da capital”. Não por acaso, neste domingo (24), os principais caciques políticos do Amazonas encheram as redes sociais de desejos de melhores votos para a capital amazonense, que completa 352 anos, embora nem sempre tenham feito do mandato uma demonstração desse amor.

Quem começou a rodada de congratulações foi Amazonino Mendes (União Brasil), no dia 21 de outubro. Nascido em Eirunepé, o ex-governador e ex-prefeito da capital começou a lembrar de suas “conquistas” enquanto prefeito, como a habitação e a Zona Franca de Manaus, pelo Instagram. Já neste domingo, o ex-prefeito voltou à rede social para postar um vídeo declarando amor por Manaus.

Leia mais: Manaus celebra 352 anos maquiada com tinta fresca e festa em meio a tantos problemas

“Eu conheço o coração da nossa gente. É um coração acolhedor, um povo encantador, e eu quero saudar Manaus, através do seu coração, dos nossos corações. Manaus, eu te amo”, escreveu o ex-governador na legenda do vídeo, tentado manter seu nome na memória do povo até o ano que vem, quando disputará as eleições.

Já Eduardo Braga (MDB) aproveitou a data para dizer, em vídeo no Instagram, que sua vida se desenvolveu em Manaus. Nascido em Belém (PA), Braga apelou à vida pessoal, dizendo que foi na capital que ele cresceu, se formou, casou, teve suas filhas e onde seu neto nasceu. Ainda no vídeo, o ex-governador e atual senador disse que ajudou a desenvolver o Largo de São Sebastião, e que “não importa o quanto já tenha feito por Manaus, ainda será pouco”, postou o senador.

Município

No âmbito municipal, quem também decidiu deixar suas congratulações foi o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante). Aliado de primeira linha e até “quase líder do prefeito” na Casa, Reis gravou um vídeo no Instagram, parabenizando os manauaras de nascimento e adoção. “Para você que vive nessa cidade de povo acolhedor, povo trabalhador, e povo imensamente unido, é para você que eu desejo feliz aniversário, Manaus, minha cidade e meu amor”. Reis era o pai do puxadinho milionário que foi cancelado devido pressão popular.

O prefeito David Almeida (Avante) resolveu “inovar”. Em vez de postar vídeo com sua voz, as imagens escolhidas para as homenagens à capital foram de pontos turísticos, intercaladas com imagens do prefeito abraçando e cumprimentando a população, num claro apelo ao populismo. O vídeo ainda contém imagens das “obras” de David na capital, incluindo as pinturas com a identidade visual da prefeitura. Nessa semana, ele conseguiu aprovar aumento da Cosip e da conta de energia do cidadão manauara.

Já o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) deixou um vídeo recitando um texto de “amor à capital”. No vídeo, o ex-prefeito diz que “largou a diplomacia e largou o mundo” só para ser prefeito da capital. Arthur ainda disse que tentou fazer o melhor pela cidade e pelo estado, e que queria ser o Ajuricaba da capital. O líder indígena da tribo dos manáos suicidou-se em 1728, se atirando ao rio Amazonas a caminho de Belém, preferindo a morte a ser feito escravo pelos portugueses. Arthur deixou a prefeitura ano passado e acabou ganhando “fama” por conta da inauguração apressada do viaduto do Manoa, que teve de ser fechado imediatamente por oferecer risco à população.

E aí? Quem ama Manaus de verdade?

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter