Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Caimis atendem pacientes com Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Segundo a SES-AM, se as doenças forem diagnosticadas no estágio inicial, aumenta a eficácia de tratamento e o controle do avanço

Caimis atendem pacientes com Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Atendimento nos Caimis (Foto: Bruno Zanardo/Secom)

AMAZONAS – Os atendimentos para casos de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia estão sendo oferecidos nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis). A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que explicou como acessar o serviço.

Em fevereiro, a secretaria realiza a campanha Fevereiro Roxo, criada para lembrar a importância da conscientização sobre as três doenças crônicas. Segundo a SES-AM, as doenças, quando diagnosticadas no estágio inicial, aumenta a eficácia de tratamento e o controle do avanço.

O Lúpus é uma doença autoimune, que pode causar inflamação em vários órgãos e tecidos do corpo. A Fibromialgia é uma síndrome de dor crônica, que afeta músculos e tecidos moles. O Mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, que afeta a memória e outras habilidades mentais.

A SES-AM informou que o atendimento dos pacientes diagnosticados com fibromialgia, lúpus e Alzheimer é feito via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), de acordo com a necessidade e avaliação médica.

Assistência

Os pacientes identificados com Alzheimer são encaminhados para atendimento nos Caimis Ada Viana e André Araújo, recebendo tratamento médico clínico e especializado com cardiologia, geriatria, neurologista por meio de telemedicina, fonoaudiologia, psicologia, odontologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e serviço social. O funcionamento dos Caimis é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Os pacientes identificados com lúpus ou fibromialgia seguem para a Policlínica Codajás. Um clínico realiza o atendimento, encaminhando-os ao especialista em reumatologia. Os atendimentos desses pacientes ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: