Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Caminhada alusiva ao combate do trabalho infantil na zona Leste de Manaus

A caminhada alusiva à data reuniu mais de 700 pessoas, entre servidores e alunos.

Caminhada alusiva ao combate do trabalho infantil na zona Leste de Manaus

(Foto: Marcely Gomes / Semasc)

Manaus (AM) – Em celebração ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira (12), uma caminhada alusiva à data, reunindo mais de 700 pessoas.

Participaram da ação, servidores e alunos de instituições e escolas parceiras, para sensibilizar a população manauara quanto ao tema.

(Foto: Marcely Gomes / Semasc)

A ação, que também faz parte do cronograma de atividades da “Campanha de Enfrentamento à Exploração do Trabalho Infantojuvenil nas Ruas de Manaus”, foi realizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste, partindo do campo do bairro da Fé e percorrendo a Travessa Getúlio Vargas, em direção à Praça Antônio Aleixo.

“Hoje, em uma de nossas principais atividades, estamos no bairro Colônia Antônio Aleixo, uma área reconhecida por seu alto índice de crianças em situação de trabalho infantil e famílias em estado de vulnerabilidade social, com o objetivo de fazer um apelo aos comunitários para que também se juntem a essa luta e que denunciem os adultos responsáveis pela exploração de nossos pequenos”, destacou o secretário Eduardo Lucas, da Semasc.

A gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na Semasc, Geszimar da Silva, destacou, ainda, a importância da ação para a divulgação de políticas e serviços já desenvolvidos pela gestão municipal e ofertados à população ao longo de todo o ano.

“Todos os dias, trabalhamos com abordagens sociais nas ruas, para que seja possível a identificação e o acolhimento dessas crianças e de suas famílias. Uma vez identificadas, encaminhamos essas famílias para o atendimento em nossos equipamentos socioassistenciais, neste caso, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), onde damos início a todo um processo de desenvolvimento e fortalecimento da proteção social dessas pessoas, buscando a garantia de seus direitos”, detalhou.

Canais de Denúncia

Os principais canais de denúncia, disponíveis para a população no combate à violação de direitos de crianças, adolescentes e outros indivíduos em estado de vulnerabilidade social, são os números do disque-denúncia da Semasc: 0800 092 1407 e 0800 092 6644.

O Disque 100 (ou Disque Direitos Humanos), serviço nacional de disseminação de informações e denúncias de violações de direitos de populações vulneráveis, também é um dos canais disponíveis.

 

Sobre a campanha

Com mais de 20 secretarias, entidades e órgãos parceiros,  é a maior já desenvolvida pela Prefeitura de Manaus no combate ao trabalho infantil e uma das mais importantes campanhas socioassistenciais já desenvolvidas pelo poder público municipal.

 

(*) Com informações da assessoria

 

LEIA MAIS: