Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Mundo

Campeão da vacinação, Israel anuncia zero morte por Covid pela primeira vez em dez meses

País começou campanha de imunização em dezembro e agora já colhe os frutos da organização na Saúde pública

Campeão da vacinação, Israel anuncia zero morte por Covid pela primeira vez em dez meses

Foto: Divulgação

ISRAEL –  Alto investimento na imunização em massa e lockdwn rígido, Israel anunciou nesta sexta-feira (23) que passou 24 horas sem nenhum óbito por Covid. É a primeira vez que isso acontece desde junho do ano passado. Israel tem a maior tava de vacinação do mundo, com 52% de vacinados do total da população de 9 milhões de habitantes. O Brasil tem menos e 5% de imunizados.

Leia mais: Pessoas de 18 a 34 anos, com comorbidades, são vacinadas na próxima segunda em Manaus

“Esta é uma grande conquista para o sistema de saúde e os cidadãos israelenses. Juntos, estamos erradicando o coronavírus”, tuitou o ministro da Saúde, Yuli Edelstein, na sexta-feira (23/04). Eyal Leshem, diretor do maior hospital de Israel, o Sheba Medical Center, disse que isso é resultado da imunização. A OMS afirma que é preciso imunizar de 60% a 70% da população para chegar à imunidade de rebanho.

Israel começou a vacinar a população em dezembro. O país tem pouco mais de 6 mil mortos por Covid e semana passada liberou a circulação das pessoas sem máscara na maioria dos espaços públicos. A vacina da Pfizer é a principal arma do Governo, que já prevê o início da recuperação econômica e o controle da pandemia ainda em 2021.