Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Câncer infantojuvenil é o que mais mata crianças no Brasil; leucemia é o tipo mais comum no AM

15 de fevereiro é o "Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil", que busca conscientizar o mundo sobre a doença e chamar atenção para o diagnóstico precoce.

Câncer infantojuvenil é o que mais mata crianças no Brasil; leucemia é o tipo mais comum no AM

GAAC-AM (Foto: Divulgação da Assessoria/Montagem Portal AM1)

Manaus (AM) – Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirmam que o câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes no Brasil. Até 2025, segundo o instituto, é previsto que 7.930 casos possam ser registrados a cada triênio (2023-2025), sendo que, no Amazonas, cerca de 15 mil casos devem surgir no período.

Mas, de acordo com os dados, cerca de 80% de crianças e adolescentes diagnosticados com a doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratadas em centros especializados.

Em Manaus, por exemplo, o diagnóstico de leucemia é o tipo de câncer mais comum entre as crianças que buscam tratamento no Grupo de Apoio a Criança com Câncer do Amazonas (GAAC-AM), que já auxiliou mais de 3 mil famílias que chegam a Manaus.

A informação é confirmada pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), que acompanhava, até setembro de 2023, mais de 160 casos de câncer infantojuvenil. Destes, mais de 80% correspondem a Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) e o restante se divide entre Leucemia Mieloide Aguda (LMA), Doença de Hodgkin (DH), Linfoma não Hodgkin(LNH) e Leucemia Mieloide Crônica (LMC).

De janeiro a julho de 2023, a fundação diagnosticou 29 novos casos de LLA nesse público.

Apoio

Anualmente, a capital do Amazonas recebe um número expressivo de famílias que buscam apoio para realizar tratamento de câncer, e o GAAC-AM é um desses locais que visa auxiliar crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, por meio da assistência social, auxílio e acolhimento humanizado. O grupo é referência na capital e no estado.

Para acompanhar as famílias, a instituição possui três frentes de atendimento que comportam:

  • Serviço de Acolhimento Institucional (crianças do interior do Estado são acolhidas na sede junto a seus acompanhantes durante todo o período de tratamento);
  • Serviço de Atenção Básica (para crianças e adolescentes residentes em Manaus);
  • e o Serviço Hospitalar (onde há uma equipe interdisciplinar que realiza visita leito a leito nos hospitais de referência da capital para crianças/adolescentes durante o período de tratamento).

Ao Portal AM1, o GAAC informou que, atualmente, há 1.210 cadastros de crianças com câncer, com 350 ativas recebendo assistência de maneira direta e indireta. Só em 2023, 3.420 crianças e adolescentes foram beneficiadas pelo grupo.

gaac-am-foto-divulgacao-da-assessoria

(Foto: Divulgação/GAAC-AM)

O GAAC possui a capacidade de atender 40 crianças em tratamento, com um acompanhante em sua sede, sendo estas, tanto da capital quanto do interior. Hoje, 15 crianças e adolescentes que estão sendo auxiliados são do interior do estado.

“Nossas principais demandas são atendimentos nas áreas de serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e de educação. Além de oferecermos diariamente 6 refeições ao dia; serviço de transporte; atividades para as mães visando ao empreendedorismo feminino dentro outros”, afirmou a coordenadora social do grupo, Simy Essucy.

Como ajudar?

O grupo se mantém por meio de doações realizadas pela central de doações, que tem canal no WhatsApp pelo número 092 3659-5000 ou pelo site (https://doegacc.org.br/o-gacc/); e também por meio de convênios com parceiros particulares como Instituto Ronald McDonald, convênios com secretarias de esferas municipais, estaduais e federais, venda de produtos eventos Independentes como Feijoada Anual onde se comemora o aniversário do GACC.

Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil

O “Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil” foi criado em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI), com o objetivo de conscientizar o mundo sobre o câncer na infância, o diagnóstico precoce, que ajuda na resolução dos casos, além de apoiar crianças, adolescentes e familiares daqueles que enfrentam essa batalha.

 

LEIA MAIS: